sexta-feira, novembro 18, 2011

Invasão

Leia esta crônica tirada do blog do Eduardo Machado: Sobre todas as coisas. Visitem o blog dele pois sempre tem crônicas inteligentes e assuntos interessantes .

Invasão

De repente, o “caveirão” invade a praça dos três poderes, em Brasília, seguido pelo batalhão do BOPE, soldados armados, amados ou não.

Mais atrás, dando cobertura, a Polícia Militar e um pelotão de repórteres, cinegrafistas, todos ávidos por registrar o momento histórico. Promotores, procuradores, o pessoal do ministério público, alguns populares incrédulos, fecham a fila da invasão.

A coluna segue em direção ao Congresso Nacional. Não há resistência. Nas janelas dos ministérios surgem algumas bandeiras do Brasil e até uma tímida chuva de papel picado.
Um helicóptero, do alto, filma a debandada pelos fundos do congresso. Um corre-corre generalizado, a pé, em carros oficiais e até ônibus que transitavam pelo local. Num zoom, a câmera flagra o momento exato em que um ministro é atingido por uma denúncia, cai e é arrastado por um suplente de senador até alcançar a traseira de uma pickup que foge em disparada.
A repórter da Globo, em seu modelito azul, à prova de balas, entra no ar, ao vivo, após a vinheta de “JN-Edição Extra” e anuncia:
“O povo brasileiro invadiu, ocupou e está retomando, hoje, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios, depois de décadas de domínio por parte da elite da bandidagem. Vários meliantes foram vistos em fuga para suas bases. Não temos ainda notícias confirmadas sobre o paradeiro de SarNem, o chefe do tráfico de influência na região. Dizem que foi visto entrando no porta-malas de um carro com imunidades parlamentares que seguiu em direção ao aeroporto de Brasília.
Vários dos seus comparsas também evadiram-se do local, alguns com a proteção de assessores e policiais que, segundo denúncias, faziam parte do esquema”.
Um pacato cidadão, vendo as imagens da debandada pela TV, na vitrine de uma loja, cantarola:
"Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão. Se gritar pega ladrão, não fica um..."
Em seguida, em entrevista coletiva, os responsáveis pela operação dizem que, após fazer o rescaldo nas duas casas do congresso e nos ministérios será instalada em frente ao Palácio do Planalto, bem visível, uma UPP (URNA à PROVA de PILANTRAS), o que deve garantir não só a retomada definitiva da área pelo povo brasileiro, mas também a possibilidade de reconstrução, a partir daí, do país e da Nação.
Uma passeata improvisada começa a se movimentar pelo Eixo Monumental.
Poetas delirantes, profetas embriagados, uma romaria de mutilados, infelizes, fantasiados, meretrizes, bandidos e desvalidos, meninos desembestados, todos, em coro, cantam o mesmo hino:
“A gente não quer só polícia, a gente quer polícia e felicidade.
A gente não quer só polícia, a gente quer polícia e Educação!
A gente não quer só polícia, a gente quer polícia e Saúde!
A gente não quer só polícia, a gente quer polícia, Ética e respeito pela coisa pública!
A gente não quer só polícia, a gente quer polícia e um Judiciário que se faça respeitar e respeite o cidadão!
A gente não quer só polícia, a gente quer polícia e Dignidade para todos!
A gente não quer só polícia, a gente quer polícia e Fraternidade!
A gente não quer só polícia, a gente quer inteiro e não pela metade”.
E, olhando na cara do pacato cidadão, capricham no refrão:
Você tem sede de que? Você tem fome de quê?

Mais notícias, nas próximas eleições.
Eduardo Machado
Novembro de 2011
 
 Veja este vídeo com música do Medwin Goodall.

quarta-feira, novembro 16, 2011

Cidades de Minas Gerais - Carta Mineira


Esta é uma mensagem que recebi do Ivo, nosso amigo do Enfrades - ex-seminaristas franciscanos.
Fico  impressionado  em  saber  como tem gente desocupada  e com criatividade para escrever   um   texto   como  este.  É  muito interessante.
Um abraço,
Ivo
                                                                             CIDADES  MINEIRAS
Em azul estão os nomes das cidades do Estado de Minas.
Parabéns para o autor, ou a autora desta CARTA MINEIRA.

Prezado amigo TEÓFILO OTONI.

Nesta VIÇOSA manhã de primavera,  de onde se contempla um BELO HORIZONTE, um CAMPO BELO e MONTES CLAROS, e, ainda,  neste ambiente FORMOSO de nossa terra, quando se pode contemplar também, pela madrugada, a ESTRELA DALVA, escrevo-lhe para colocá-lo a par dos últimos acontecimentos.
No âmbito familiar, a nossa prima LEOPOLDINA, ESPERA FELIZ dar a LUZ a seu primeiro filho que, se for homem, se chamará ASTOLFO DUTRA e JANUÁRIA, se mulher. Para cuidar do rebento, ela contará com abnegação da sua governanta MOEMA. Mas, enquanto ela aguarda seu bebê, lava roupa tranqüilamente nas BICAS existentes em um RIO NOVO, afluente do RIO ACIMA, que passa pelas terras de DONA EUZÉBIA, naquele LARANJAL, perto da CAPELA NOVA, onde, na hora do RECREIO, a meninada sobe na PONTE NOVA, para pescar LAMBARI e PIAU e soltar PAPAGAIOS.
A prima NATÉRCIA comprou uma casa na rua ANTONIO DIAS, perto da casa do ANTÔNIO CARLOS. Você já sabia? Orou a Jesus de NAZARENO em agradecimento, ajoelhada aos pés da SANTA CRUZ DO ESCALVADO no alto do MONTE SIÃO, que fica lá para as bandas da GALILEIA, às margens do MAR DE ESPANHA.
Lembra-se daquelas pedras da tia MARIA DA CRUZ que você queria comprar? Ela resolveu vendê-las, menos a PEDRA AZUL, porque ela diz ser a mais bonita e valiosa.
Quanto aos aspectos sociais e religiosos, temos novidades.
Na próxima semana, o CÔNEGO MARINHO, da diocese de VOLTA GRANDE, vai fazer a Festa de SÃO TOMAS DE AQUINO. Se você quiser aparecer será um grande prazer. A nossa prima VIRGINIA é quem será a responsável pelo evento.  Vai ter missa celebrada pelo reverendo local, CÔNEGO JOÃO PIO, em honra ao Santíssimo SACRAMENTO. De manhã, o bispo DOM SILVÉRIO irá crismar as crianças. Depois haverá um show com o Agnaldo TIMOTEO e também com as TRÊS MARIAS. Em seguida, a Banda Musical SANTA BÁRBARA, sob a regência do maestro BUENO BRANDÃO, executará o GUARANI, de Carlos Gomes. Depois o Barão de COROMANDEL fará a saudação ao aniversariante. A festa era  para ser no mês que vem, mas todas as datas do cantor estavam preenchidas. As primas SERICITA e AZURITA vão fazer a comida. Como prato principal teremos PERDIGÃO e PERDIZES à milanesa e PATOS DE MINAS ao molho pardo. De sobremesa teremos compota de MANGA, tendo sido escolhida a UBÁ, por ser mais saborosa, pêssego em CALDAS e, ainda,  licor de PEQUI.
À noite, haverá um baile no OLIVEIRA Country Clube, ao som da orquestra do maestro MATIPÓ, tendo como principais solistas os renomados músicos IBIRACI ao saxofone e NEPOMUCENO ao trompete. Será uma boa ocasião para os convidados exercitarem os seus PASSOS ao ritmo de boleros e rumbas.
Mudando de assunto, na fazenda, fizemos algumas reformas.
O CURRAL DE DENTRO estava com o telhado estragado, com problemas no madeirame e tivemos que trocar as vigas. Desta vez colocamos CANDEIAS, por ser madeira de muita durabilidade, todas compradas do CORONEL XAVIER CHAVES. Com a sobra da madeira ainda reformei a PORTEIRINHA que dá entrada para o quintal. Estou também reformando a CAPELINHA de SENHORA DE OLIVEIRA, para comemorar o aniversário de LIMA DUARTE. Na festa estarão presentes o CORONEL MURTA, o PRESIDENTE WENCESLAU, o JOÃO MONLEVADE, o CORONEL FABRICIANO, o CAPITÃO ENÉAS, o BARÃO DE COCAIS, o Barão de BARBACENA, e várias outras personalidades. Dizem que até o TIRADENTES pretende comparecer. Mas ele ficou meio aborrecido, porque queria que a festa fosse em SÃO JOÃO DEL REI. Só não poderá comparecer o VISCONDE DO RIO BRANCO porque ele está em CAMPANHA política. Iremos cobrar um valor simbólico como entrada, para reverter em benefício dos desabrigados da chuva, mas apenas uma MOEDA de PRATA.
Vou lhe dar outra grande notícia.
Perto do ENGENHO NOVO, naqueles barrancos cheios de FORMIGA, um empregado nosso descobriu MINAS NOVAS de OURO BRANCO, OURO PRETO, ESMERALDAS e TOPAZIO, portanto será uma NOVA ERA e uma BOA ESPERANÇA para todos nós. Infelizmente, por causa dessa riqueza, a violência já começou a aparecer na região. Um homem de TRÊS CORAÇÕES foi morto por um garimpeiro, usando uma faca de TRÊS PONTAS, porque ele havia descoberto uma enorme TURMALINA e também uma pedra de RUBIM, de menor tamanho, mas muito valiosa.
Na área do desenvolvimento, a dona CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, proprietária da usina açucareira de URUCÂNIA, quer aumentar a fábrica e incrementar a produção de açúcar, mas para isso precisará de mais energia elétrica. Assim, tem um projeto de construir uma usina hidroelétrica aproveitando as quedas dágua da CACHOEIRA DO CAMPO, formada pelo rio PIRANGA, mas o senhor RESENDE COSTA, que é o chefe do IBAMA na região, quer embargar a obra, alegando impacto ambiental.
Falarei agora da nossa justiça.
Chegou um JUIZ DE FORA, chamado EWBANK DA CÂMARA, para ocupar o lugar de BIAS FORTES, que terminou o seu mandato. Mas o CONSELHEIRO LAFAYETE, acompanhado de RAUL SOARES, pediu ao GOVERNADOR VALADARES para interceder junto ao PRESIDENTE BERNARDES para efetivar naquele cargo o SENADOR FIRMINO, que muito fez por nós. Ele foi DESCOBERTO ainda novo, tanto que sequer usava sapatos, usava ALPERCATAS, quando estava na companhia do CORONEL PACHECO, na famosa LAGOA DA PRATA, depois daquela GOIABEIRA e daquela árvore de JANAÚBA da fazenda POUSO ALEGRE, onde tem aquela VARGINHA, às margens do RIBEIRÃO VERMELHO.
Ele se tornou um homem sério e honesto, sendo de muito valor para a nossa causa.
Quanto à lagoa a que me referi, dizem que ela contém  ÁGUA BOA, tanto que o Aleijadinho teria se curado dos seus males tomando banho nela, por isso passou a ser chamada de LAGOA SANTA. Dizem que um cego também lavou os olhos naquelas águas e voltou a enxergar, mas ele atribuiu esse milagre a SANTA LUZIA.
Outro dia encontrei o BETIM, a MARIA DA FÉ e a ALMENARA nadando nas ÁGUAS FORMOSAS da LAGOA DOURADA, e lhe mandaram lembranças. A lagoa fica nas terras de PEDRO LEOPOLDO, onde ainda tem mais SETE LAGOAS.
Avisam que estarão viajando para ALÉM PARAÍBA no próximo feriado de SANTOS DUMONT.
Também lhe mandam um grande abraço  o DIOGO VASCONCELOS e o JACINTO.
Agora, vou lhe contar as fofocas.
O FRANCISCO SÁ teve um desentendimento com o JOÃO PINHEIRO por causa daquela LAJINHA que faz o SALTO DA DIVISA das terras dos dois fazendeiros com as terras da MARIANA, às margens do Rio PARACATU, porque dizem que ali tem muita MALACACHETA.
A coisa andou quente. Um deles, não sei qual, queria agredir o outro com um MACHADO. Ainda bem que o coronel MATEUS LEME chegou na hora e evitou o PATROCÍNIO de uma morte desnecessária, e, ainda, promoveu uma NOVA UNIÃO dos dois.
Os índios AIMORÉS tentaram invadir a reserva dos índios MAXACALIS, armados de ARCOS e flechas, por causa daquela reserva de JEQUITIBÁ existente no PÂNTANO DE SANTA CRUZ, mas, felizmente, foram contidos pelas tropas da Polícia FLORESTAL comandadas pelo MAJOR EZEQUIEL, evitando um massacre  sem precedentes. Os presos foram levados para o QUARTEL GERAL.
E tem mais.
O ELOI MENDES me contou, confidencialmente, que o Dr. CARLOS CHAGAS está de caso com a CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS. A CÁSSIA, que é muito linguaruda, contou para a mulher dele, dona CRISTINA, que, imediatamente queria a separação e iria mudar-se para DIAMANTINA. Mas a dona MERCÊS, que é muito benquista por todos, conseguiu convencê-la a não tomar essa medida EXTREMA, e lhe propôs que aguardasse a chegada do seu primo, MARTINHO CAMPOS, que é um homem de mãos de FERROS, para ouvir o seu conselho. Ele achou que seria uma missão muito ESPINOSA, mas, ainda assim, aceitou o desafio. Sendo ele também um homem ponderado, sugeriu ao marido que pedisse PERDÕES à sua esposa, na presença do PADRE PARAÍSO, e assim foi feito e tudo teve um BONFIM.
Depois desta CONTAGEM dos fatos, damos graças a SENHORA DOS REMÉDIOS, SANTO ANTÔNIO DO AMPARO, SÃO JOÃO NEPOMUCENO, SANTO ANTÔNIO DO GRAMA e SÃO TIAGO, que têm sempre protegido a nossa família, para que nossas lutas tenham sempre um BOM SUCESSO.
Terminando, receba um forte abraço do seu primo, MATIAS BARBOSA, de ITAJUBÁ.

Minas Gerais é o estado brasileiro que tem o maior número de municípios, são 853.