sábado, dezembro 19, 2009

Filme: Avatar

Veja abaixo o trailer do filme Avatar que chegou às telas de cinema no dia 18 de dezembro.


Avatar Trailer in HD

Trailer Park | MySpace Video

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Vídeos do Tachinha

Veja neste tocador de vídeos do Youtube 41 vídeos que o Tachinha tem numa das suas listas no Youtube.

São vídeos de canto gregoriano, corais, músicas new age e outras belas músicas.
Os 5 primeiros vídeos são do Enfrades/2008, encontro anual que os ex-seminaristas franciscanos realizam no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, cidade de Minas Gerais.
Os vídeos vão aparecendo na sequência, mas você pode usar as setas ao lado para ver um outro vídeo.
Nesta página do Enfrades você encontra estes vídeos num player maior.
Tenho outras coleções de vídeos lá no Youtube e assim que fizer outro player vou colocá-lo aqui para a sua apreciação.
Se aparecer um aviso de erro, clique na seta para ver o próximo vídeo.

terça-feira, dezembro 15, 2009

Artigo do Rosário: Religião e Ciência

Leia abaixo mais um artigo enviado pelo Rosário Resende. Há um bom tempo que não coloco nenhum artigo dele, nem do Frei Cristóvão e do Paulo Botelho, pois volta e meia dá um "tilt" na minha caixa de e-mails e, às vezes, eles somem.
Paz plena...
Irmãos e companheiros de evolução.
Que a LUZ possa iluminar e libertar a mente de todos e que a PAZ possa habitar o coração de cada um.
Estou divulgando o meu artigo, que foi publicado hoje (15/12/2009) no jornal O TEMPO.
Escrevi esse artigo no dia 13/11/2009 e foi em função do artigo publicado no mesmo dia do teólogo Leonardo Boff, mas não fiz referência ao artigo do Boff, pois muitos dos artigos, que já escrevi fazendo indicação do artigo do Boff não foram publicados.
Enquanto lia o artigo do Boff fiz várias observações, que irei divulgar aqui e entre parênteses vou citar o texto do artigo  do Boff:
1ª) Visão inadequada de Deus. ("A imago Deu ou arquético Deus ocupam o centro do Self - aquela energia poderosa que atrai todos os arquétipos e os ordena ao seu redor").
2ª) Os dramas foram porque os ensinamentos religiosos são infantis, irracionais e até inadequados para os adultos: dogmas. ("Todos estavam doentes por terem perdido aquilo que uma religião viva sempre deu a seus seguidores").
3ª) A conquista da Verdade: Teologia da Libertação. (Não depende absolutamente de uma adesão a um credo particular, nem de torna-se membro de uma igreja, mas da necessidade integrar a dimensão espiritual").
4ª) Idem 1ª. ("A função da religião, melhor, da espiritualidade, é nos religar a todas as coisas e à fonte donde promana todo o ser - Deus").
5ª) Quando tudo era um (1º dia da criação), então só existia Deus e ninguém mais. (("Nele se trata de realizar a conjunção do ser humano integral com o mundo unificado - o mundo do primeiro dia da criação, quando tudo era um e não havia ainda divisão e diferenciação").
6ª) Os seres criados ainda não existiam. (Era a situação plenamente urobórica do ser. Esclarecendo: uroboros era a serpente primigênia, enrolada sobre si mesma e engolindo a própria extremidade, arquétipo que representa a unidade originária antes das diferenciações"). 
7ª) Que burrice: nunca se perde aquilo que ainda não tem.("O drama do ser humano é ter perdido a espiritualidade). 
8ª) O espírito não tem sexo. A sexualidade então é física e existe para a reprodução ou perpetuação da espécie. ("das diferenciações entre masculino e feminino, corpo e espírito" -continuação do 6ª).
9ª) Busque a Teologia da Libertação e se liberte. ("Essa fusão é o anseio mais secreto e radical do ser humano e o permanente chamado do Self").
10ª) Enquanto existir a busca é porque ainda não encontrou o que busca: o autoconhecimento. ("Espiritualidade significa vivenciar essa situação na medida em que é permanentemente buscada, mesmo que não se deixe apreender e se desloque sempre um passo à frente").
11ª) Ainda não ter conquistado a espiritualidade ou o autoconhecimento. ("O que se opõe à espiritualidade não é a irreligião ou o ateísmo, mas a incapacidade de ligar-se e religar com todas as coisas")
12ª) Temos que conviver com todos os seres e todas as coisas sem estar presos ou ligados, pois somos um SER ÚNICO. ("mas a incapacidade de ligar-se e religar-se com todas as coisas").
13ª) Vida João 3, 12 e 13. (Hoje, as pessoas estão desconectadas da Terra, da anima e por isso sem espiritualidade").
14ª) Não existem doentes, existem ignorantes: religiosos com falta vivência e compreensão da Teologia da Libertação. (A Terra está doente porque nós estamos doentes").
Paz plena... Rosário.


P. S.: Eis o artigo:

233 – Religião e ciência. - publicado em 27/12/2009.

Lentamente os seres humanos, que são espíritos em evolução, vão compreendendo o que Jesus nos ensinou: “A boca fala daquilo de que está cheio o coração (Lc 6,45). “Mas o que sai da boca procede do coração e é isto que torna o homem impuro” (Mt 15,18). “Em verdade, te digo: quem não nascer do alto não pode ver o Reino de Deus; falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos e ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu (Jo 3, 3, 11 e 13). “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Carl Gustav Jung foi um cientista que aceitou e mostrou o caminho da espiritualidade e muitos teólogos não querem saber o que a Ciência descobre e ensina. O que prejudicou e ainda complica a compreensão de muitos ensinamentos do Mestre foi a ignorância sobre Deus dos primeiros teólogos cristãos e a imposição dos dogmas, que nada explicaram e ainda bitolam a liberdade de muitos para a busca da verdade.          

Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG. Belo Horizonte, 13/11/2009.

domingo, dezembro 13, 2009

Jantar de confraternização

Alguns amigos do Enfrades - ex-seminaristas franciscanos - participaram do jantar de confraternização de final de ano no restaurante do Minas Tênis Clube I, em Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro, aqui em Belo Horizonte.
Foi uma noite alegre e contou com a participação de 32 pessoas:
Gilberto Zanoli (Ratinho), Marino (João Galinha), José Lembi (Pelado), Amaury, Manoel Faria, Adeir e Vera, Vicente (Pinga) e Ângela, Paulo Petermann e Sônia, Valjean (Canela), Celso Amaral (Madalena), Carlos Magno e Maria, Marcelo Brandão, Ronald Claver e seu filho Tiago, Carlos Augusto (Coelhinho), Eustáquio Tadeu (Siri), Eustáquio (Perereca) e Elza, Ricardo Cruz (Grilo), Vicente (Linguiça) e Maria da Paz, Carlos César (Palito) e Patrícia, Ronaldo Armond (Gordo), José Derval e 2 colegas da Depilart e Tachinha.
Na hora do sorteio do amigo oculto, para variar, o Adeir aprontou uma sacanagem com a Patrícia, esposa do Palito, que tinha ganho uma caixa de bombons da Ferrero Rocher e ele, para zonear trocou a tal caixa por um outro presente que ele tinha escolhido. Outro presente que andou muito cobiçado foi uma garrafa de vinho levada pelo Ronald Armond e que alguns dos participantes que bebê-la lá mesmo no restaurante e depois de muito troca-troca ela acabou nas mãos do Canelinha e consumida em pouco tempo.
O Tachinha já colocou na sua página do Flickr as fotos do encontro.

O Helvécio Chaves (Jaburu) mandou um convite para a turma do Enfrades da formatura de seu filho Francisco que está se formando em Direito pela PUC de Belo Horizonte.
Dia 14, segunda-feira, às 20 horas tem um Culto Ecumênico na Igreja de São Sebastião, na rua Paracatu, 460, esquina de Av. Augusto de Lima, no Barro Preto.
O e-mail do Francisco é: xicochaves2@hotmail.com
Parabéns, Francisco! Desejamos muito sucesso na sua carreira jurídica e que você consiga captar toda a sapiência de seu pai.