sábado, junho 20, 2009

Encontros de ex-seminaristas

No mês de julho serão realizados 4 encontros de ex-seminaristas, a saber: o dos franciscanos, em Santos Dumont, nos dias 10 a 12 de julho; os lazaristas, em Mariana, nos dias 11 e 12 de julho; os redentoristas, em Aparecida, nos dias 25 e 26 de julho e os diocesanos no Seminário de Corrêas, em Petrópolis; nos dias 31 de julho e 1 e 2 de agosto será o encontro do ex-seminaristas redentoristas de Congonhas e Juiz de Fora, no Seminário da Floresta em Juiz de Fora.

Em agosto serão realizados o dos ex-seminaristas de São Roque (Ibaté), em São Paulo, no dia 22 e o dos salesianos, em Cachoeira do Campo (MG), nos dias 21 e 23 de agosto.

Em outubro será a vez dos ex-seminaristas do Verbo Divino, nos dias 10 a 12, no Instituto Missionário São Miguel (Borda do Campo), em Antônio Carlos; e nos dias 24 e 25 será a vez dos ex-seminaristas do Caraça, em Santa Bárbara.

Somente nós, ex-seminaristas, que algum dia tivemos a graça de ter estudado em algum seminário católico, é que temos a alegria e a gratidão de retornarmos aos locais onde tivemos educação do mais alto nível e que incutiu, na maioria de nós, os sentimentos de gratidão e de amizade os quais nos levam de volta ao antigo ninho para relembrarmos e agradecer tudo de bom que conseguimos nos seminários onde estudamos e nos reencontramos com os antigos colegas/amigos de caminhada.

Se você quiser saber sobre outros grupos de ex-seminaristas, por favor, visite esta página: Outros encontros ou entre em contato com o Tachinha pelo e-mail: enfrades@yahoo.com.br

Se você conhecer alguém que é ex-seminarista de algum destes grupos dê a notícia a ele, pois talvez o mesmo não esteja sabendo destes encontros.


Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, Minas Gerais.

sexta-feira, junho 19, 2009

Cervejinha de quinta-feira: 18 de junho de 2009.

A cervejinha desta quinta-feira contou com as presenças de: Helvécio (Jaburu), Renê Ferraz, Amaury e seu filho Marco Antônio, Paulo Petermann, Aloísio Tirado (Jaó), Antônio Márcio (Bangalão), Frei Cristóvão, Eustáquio Tadeu (Siri), Tachinha e Valjean (Canela).

Não se esqueça de que está chegando a hora de você beber a sua cervejinha e levar a sua alegria lá no nosso encontro em Santos Dumont.

terça-feira, junho 16, 2009

Dois convites: Poesia com Cachaça e lançamento de livro.

Aí vão dois convites: Um do Ronald Claver que, volta e meia, organiza o encontro "Poesia com Cachaça", que é uma reunião de poetas e que tais num barzinho onde os mesmos declamam poesias, cantam e, às vezes, bebem uma cachacinha
O outro é do Frei Jacir que está lançando mais um livro.



Clique na foto para ampliá-la.


Apócrifos aberrantes, complementares e cristianismos alternativos - Poder e heresias!

Depois de várias publicações sobre a literatura apócrifa, este novo livro de Frei Jacir, o quinto sobre os apócrifos, é o resultado de uma longa pesquisa sobre os sete primeiros séculos do cristianismo interpretados a partir dos apócrifos. Excelente introdução histórica e crítica aos oitenta e oito apócrifos do Segundo Testamento, os quais são classificados aqui em aberrantes, complementares e alternativos em relação ao cristianismo que se tornou hegemônico. Este venceu os vários tipos de cristianismos propostos, formando uma cristandade, mas não conseguiu eliminar todos eles. Poder e heresias delineiam a história do cristianismo. Alguns deles exageraram na criatividade de textos ou práticas como liturgia sexual; outros simplesmente complementaram ainda que de forma conservadora a versão oficial; outros, por serem tão alternativos, foram relegados ao ostracismo. O livro foi editado pela Vozes, tem 274 páginas e pode ser adquirido nas livrarias ou na livraria on line das Vozes (www.vozes.com.br), ou na loja virtual desta página, que fica à direita do seu video. Click no livro que aparecer e, depois, em comprar.

Próximos lançamentos de Apócrifos aberrantes e palestra

A outra face do cristianismo. Memória apócrifa!

17 de junho, às 19h

Local: Colégio Frei Orlando

Rua Sabinópolis, 50 - Carlos Prates - Belo Horizonte (MG)


18 de junho, às 18h30min

Local: Colégio Santo Antônio

Rua Pernambuco, 880 - Savassi - Belo Horizonte (MG)


22 de junho, às 19h

Local: Centro Ecumênico de Formação e Espiritualidade CEFE

Av. Gabriel Passos, 178 - Santa Inês - Betim (MG)


25 de junho, às 19h30min

Local: Salão da Paróquia São Francisco das Chagas

Rua Espinosa, 676 - Carlos Prates - Belo Horizonte - MG