sábado, janeiro 17, 2009

Camões e modernidade

Para consolar um grande amigo que deve estar chateado (apesar de estar acostumado com a história de sempre) por más notícias vindas de Montevidéu, estou colocando esta postagem de uma notícia enviada há muito tempo.

Tachinha,
Veja que interessante essa observação feita pelo J. Dângelo em um artigo da Gazeta de São João del-Rei, e que, para curiosidade geral, acho que merece figurar em seu
"pesado" blog. Jaburu.

Novos tempos

No vestibular da Universidade de São Paulo (USP) cobrou-se dos candidatos
a interpretação do seguinte trecho de um poema de Camões:
"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer..."

Uma vestibulanda de 19 anos deu sua interpretação em forma de poesia:
"Ah! Seu Camões,
se vivesses hoje em dia,
tomavas uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão...
Compravas um computador,
consultavas a Internet e descobririas
que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo...

Deve ter sido a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era falta de mulher. Típico da geração BBB, da Malhação, do Chat e do Rave.
Comento:
Triste geração é esta que não entende a mensagem nascida do romantismo.
Tudo deturpa e detesta:
em vez de afeto, o cinismo,
em vez de amor, sacanagem...
Quem tem coração de gelo
não pode entender o apelo
do poeta apaixonado.
Amor? A geração de hoje em dia não pode mesmo senti-lo:
se amarra em pornografia,
só pensa mesmo é naquilo...
E o que é mais surpreendente:
seja com os de mesmo sexo,
ou com os de sexo diferente...

Suicídio ou vingança?

Se você ainda não recebeu, com certeza vai receber este e-mail como spam para pegar os trouxas ou curiosos doidos para verem os seus computadores infestados de vírus.
Há um bom tempo tenho recebido mensagens no Orkut, enviadas pelo nosso amigo do Enfrades, o Sérgio Benedito (ou melhor, alguém usando o nome dele para enviar mensagens, inclusive para ele mesmo, sobre um vídeo deste maluco que matou a namorada).
Agora estão mandando, em primeira mão, o e-mail abaixo para você clicar no link com a "notícia" e com os vírus para "alimentar" o seu computador.


Morre o assassino da garota Eloá.

O jovem que chamou a atenção da mídia por vários dias, foi encontrado morto em sua cela. (E o cara continua vivo).

Lindemberg Alves manteve por mais de cem horas como refém em um apartamento, sua ex- namorada Eloá Cristina e sua amiga Nayara, o sequestro teve inicio dia 13 de outubro 2008 e acabou na morte da garota Eloá dias depois.

Veja mais detalhes
Fotos: http://www.shimai..................

A policia investiga a causa da morte de Lindemberg (será que foi por curiosidade ???) mas a princípio trabalham com a hipótese de suicídio.

Revista Editorial Online.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Perguntas? Você sabe as respostas?

Aí vão duas perguntas que ouvi na Rádio Itatiaia, do Cadiquinho, um dos personagens do programa do Robson Laureano, de 14 às 16 horas, e de um amigo, Toninho, das cervejinhas aqui em frente do meu prédio.
Logicamente estas perguntas só terão sentido para os leitores do meu blog que moram no Brasil, pois ele já teve mais de 29.000 visitas de internautas de vários países, como hoje, por exemplo, que teve 74 visitas do Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Turquia e Itália.

Qual é a diferença entre o tatu e a baiana?

- O tatu faz buraco e a baiana vatapa.

Você sabe porquê alguém coloca o despertador debaixo da cama?

- É porque ele quer acordar EM CIMA da hora.

There are two questions that I heard on Radio Itatiaia and a friend, Toninho of beers here in front of my building.
Obviously these questions will only be meaningful to the readers of my blog who live in Brazil, because it has more than 29,000 visits from Internet users from various countries, as today, for example, which had 74 visits to Brazil, Germany, United States, Portugal , Turkey and Italy.

What is the difference between the armadillo and the Bahian?

- The armadillo is the hole and baiana vatapá.

You know why someone raises the alarm under the bed?

- It is because he wants to wake up the time.

Cervejinha de quinta-feira: 15 de janeiro de 2009

A cervejinha desta quinta-feira contou com as presenças de: Alex Fantini, Aloísio Tirado (Jaó), Noraldino (Chibeta), Eustáquio Tadeu (Siri), Paulo Petermann e seu amigo Atédeus, Carlos César (Palito), Carlos Augusto (Coelhinho), Hélcio Resende, Manoel Faria, Elmir (Ganso), Fernando Barros (Periquito), Tachinha, Antônio Márcio (Bangalão), Renê Ferraz e Valjean Lopes (Canela).
Na mesa ao lado, como sempre, o Milton, ex-seminarista da Borda do Campo.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Encontros de ex-seminaristas do Caraça

Os ex-seminaristas do Caraça realizarão nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro o encontro no Santuário do Caraça para comemorar os 50 anos dos alunos matriculados em 1959, e com a participação de vários outros seminaristas de todos os outros anos.
Eu, Tachinha, já estive no encontro deles por 3 vezes.
Veja a página do seminário neste endereço: Santuário do Caraça com fotos, história e relação dos alunos.

Leia abaixo a carta enviada pelo Mariano, presidente da Associação dos ex-seminaristas.

Belo Horizonte, 13 de janeiro de 2009.

Prezado companheiro ex-aluno do Caraça.

Conforme foi informado no Porta do Céu nº 138, (boletim informativo do grupo) de dezembro de 2008, é projeto da AEALAC – Associação dos ex-Alunos dos Lazaristas e Amigos do Caraça – reunir os associados e, especificamente, ex-alunos de cada época, por ocasião de datas significativas, como 50 anos de chegada ao Caraça. É o projeto Piracema, os peixes que voltam à flor da água para desova.
Neste final de janeiro, a turma de 1959 completa 50 anos de chegada ao Caraça. Para comemorarmos a caminhada, está agendado um encontro – no Caraça – nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, sábado e domingo. Todos nós somos convidados para momentos especiais na casa que nos abrigou por algum tempo, sob a proteção especial de quem sempre nos protegeu, a Senhora Mãe dos Homens, e em companhia de antigos colegas que, um dia, iniciaram conosco uma verdadeira aventura, nos áureos 10, 11, 12 anos de nossas vidas. Certamente será agradável rever velhos companheiros que há tempos não vemos. Quem se lembra do Jairo Coelho Mariano, do João de Aquino Lopes, do Nazareno Linhares, do Lucrécio M. Cota, Antonio Eduardo Fisher, Reynaldo R. Rapini, Raymundo Vieira Chaves, Luiz Gomes de Assis, Amilton Barrosa Cota, Lincoln da Silva Costa, Elias dos Santos Paula, Herci Soares de Lacerda, José Calazans Amorim Campos, Heleno Antunes Ribeiro, Marcos de Oliveira Braga, Irineu Gomes dos Santos, Vicente de Paulo Bambirra, Geraldo Maciel da Silva, David Aguiar da Silva, Edílson Diógenes, Carlos José Estevão, Virgílio Leite Aviani, Francisco de Assis Rabelo (Doutor), Maurílio Amorim Saraiva, João Carlos de Andrade, Antonio Roberto Cardoso, Luiz Carlos da Silva Milagre, José Eduardo Ferreira Barbosa, João Gualberto de Queiroz, José Orlando Reis, Expedito Xavier Paixão, Osvaldo e Paulo Torga Bruzzi (ambos já na casa do Pai), Devanir Vieira Dias, José Romualdo de Souza, Raul Duarte Pinto Coelho, Francisco José Lembi de Carvalho, José Caldeira Filho, Geraldo Lopes, João Batista Filho, Paulo Fernandes Santana, Feliciano Ribeiro, Luiz Almeida Miranda, José Aleixo Pinheiro Ribeiro, Vinícius e Marcos Carsalade, Júlio César Pinto Coelho? Todos chegaram ao Caraça em janeiro de 1959.
Faça um esforço para propiciar a cada um de nós a alegria de reencontrá-lo e abraçá-lo.
Os que puderem e quiserem pernoitar no Caraça de 31 de janeiro para 1º de fevereiro deverão fazer reserva de hospedagem pelo telefone 0xx31-38372698. Para alguma informação, entre em contato com o e-mail do Mariano: marianolopes@uai.com.br
Conforme a presença no domingo, vamos cuidar de alguma programação especial. Vários colegas de outras turmas já garantiram presença.
Meu forte abraço e a vontade de verem reescritas nossas histórias. Até breve.
Não temos endereço de todos os ex-alunos da turma de 59. Se você sabe do paradeiro de algum deles, mande-nos o endereço ou comunique-se com ele, por favor.
Mariano Lopes
Diretoria da AEALAC

Veja esta foto como lembrança da despedida dos seminaristas do Caraça que iam estudar em Petrópolis (dezembro de 1952).
Caraça 70

terça-feira, janeiro 13, 2009

Artigo do Rosário: Aborto

Leia abaixo mais um artigo do Rosário que estava perdido no meio dos e-mails.

Paz plena...
Companheiros do ENFRADES, um abraço.
Hoje foi publicado mais um artigo meu no jornal O TEMPO, existem algumas pequenas alterações, mas uma mudou a minha visão sobre Deus e está em P. S. após o artigo.
Digo isso porque a maioria das pessoas ainda não sabe quem é ou o que é Deus. Muitos confundem Deus com a "Espiritualidade ou com o conjunto de todos os espíritos" e ainda existem aqueles que confundem Deus com o imenso conjunto cósmico, no qual tudo está contido e nada existe fora desse conjunto, que é também o TODO. E assim podemos entender a famosa afirmação de Santo Tomás de Aquino: "o que afirmamos de Deus é sempre mais equivocado que correto, pois sabemos mais o que Deus não é do que ele é".
Paz plena... Rosário.

203 - Aborto (Abortar é um ato contra uma vida indefesa) - publicado em 30/07/2008.

O aborto é um ato contra a vida de um ser ainda indefeso e que não pediu para estar no útero de sua mãe, então é uma ação contrária ao mandamento "Não Matarás" (Dt 5, 17). Cada aborto pode ter várias causas e poderá gerar muitos efeitos. Cada caso é um caso único e será analisado em função do próprio ente abortado e de todos aqueles que estão envolvidos com o mesmo. Existem os abortos naturais e os provocados, mas estes sempre são atos contrários à vida e ao amor.

Existem abortos provocados pela rejeição entre o ente reencarnante com a vibração de sua futura mãe e outros abortos são causados por obsessores.

Quem faz o aborto comete um ato de violência contra a vida de um novo ser, mas pode ter sido levado a esse ato por variáveis tão complexas, que as conseqüências poderão ser amenizadas. Já quem faz o aborto em outras pessoas como um ato profissional terá maiores complicações com a justiça perfeita no futuro. Se essa pessoa for um médico, seus problemas com a lei perfeita serão maiores, pois os profissionais da medicina foram preparados para defender a vida e não para destruir vidas.

Quem defende a legalização do aborto pode estar cometendo maiores danos e crimes perante a lei da vida e da evolução do que aqueles que abortam e fazem abortos, pois os defensores da legalização transformam atos criminosos e vis em atos legalizados e aceitos como corretos. Cada um colhe aquilo que plantou e está semeando para futuras colheitas. E o aborto não é uma semente de uma boa colheita.

Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG. Belo Horizonte, 25/07/2008.


P. S.: Existem algumas mudanças, que não mudam o sentido da idéia do que escrevi, mas existe uma mudança que altera o sentido do meu ponto de vista e é essa: "Já quem faz o aborto em outras pessoas como um ato profissional terá maiores complicações com a justiça perfeita no futuro" e no jornal foi publicado: "Já quem faz o aborto em outras pessoas como um ato profissional terá maiores complicações com a justiça de Deus no futuro". Essa mudança continua mostrando um "DEUS", que julga e condena como um severo juiz, mas "DEUS" é bom para com todos e respeita plenamente a liberdade de todos. Logo não podemos falar em justiça de Deus, mas temos que falar em justiça perfeita, espiritual e ou, até mesmo, planetária ou sideral.

domingo, janeiro 11, 2009

Frases de efeito

Leia abaixo algumas frases que recebi por e-mail

'O amor é como capim: você planta e ele cresce. Aí vem uma vaca e acaba com tudo.'

'Estamos numa época em que o Fim do Mundo não assusta tanto quanto Fim do Mês'

'O homem é o único animal que consegue estabelecer uma relação amigável com as vítimas que ele pretende comer.'

'Tamanho não é documento e dinheiro não traz felicidade'. (Autor desconhecido, pobre e de pinto pequeno)

'Nunca fiz amigos bebendo leite'

'Acho que estou com anorexia: Não estou comendo ninguém!'

'De que adianta a beleza interior da mulher, se o pênis não tem olhos???'

Quer conhecer tua namorada.... CASA! Quer conhecer tua mulher... SEPARA!!!

Quando me casei, descobri a felicidade. Mas aí, já era tarde demais...

Casamento é uma tragédia em dois atos: civil e religioso

Amor é aquilo que começa com um príncipe beijando um anjo e acaba com um careca olhando para uma gorda.

Velho é aquele que quando jovem costumava ter quatro membros flexíveis e um duro. Agora tem quatro duros e um flexível.

Status é comprar uma coisa que você não quer, com um dinheiro que você não tem, para mostrar pra gente que você não gosta, uma pessoa que você não é.

Feliz é aquele que é tão bonito quanto a mãe acha que é. Tem tanto dinheiro quanto o filho dele acha que tem. Tem tantas mulheres quanto a mulher dele acha que ele tem. E é tão bom de cama como ele acha que é.

Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha não erra.. E quem não erra... é promovido.'

Como é difícil se livrar de uma mulher fácil.'

Sabe o que o argentino tem mais que o brasileiro? Tem mais é que se fuder'

A verdadeira bravura está em chegar em casa bêbado, de madrugada, todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito pra perguntar : vai varrer ou vai voar?'

Casamento é igual piscina gelada, depois que o primeiro tonto entra, fica falando para os outros: - Pula que a água tá boa.'

Eu li que fumar fazia mal, então parei de fumar...
Li que beber fazia mal, então parei de beber...
Li que comer gordura fazia mal, então parei de comer...
Li que sexo fazia mal, então parei de LER!!!'

Um cigarro encurta a vida em 2 minutos... Uma garrafa de álcool encurta a vida em 4 minutos... Um dia de trabalho encurta a vida em 8 horas'

Mulheres são como piscinas: O custo da manutenção é muito elevado se comparado ao tempo que passamos dentro delas.'

Se você sentir duas bolinhas encostando na sua bunda, não se preocupe, o pior já passou'.

Se caminhar fosse bom para a saúde o carteiro seria imortal'

Se você é capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem pôr a culpa.'

90% do meu dinheiro eu gasto com bebida. Os outros 10% são do garçom'

Galileu, quando afirmou que o mundo girava ele simplesmente afirmou o que nós bêbados já sabiamos.'

Crianças no banco dianteiro podem causar acidentes.. Acidentes no banco traseiro podem causar crianças.'

Eu bebo pra ficar ruim mesmo... se fosse para ficar bom eu tomava remédio'.

A diferença entre uma mulher na TPM e um sequestrador, é que com o sequestrador ainda existe uma possibilidade de negociação.'

Se não puder ajudar, atrapalhe, afinal o importante é participar.'

Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico.'

Sexo é como truco, Se você não tem um bom parceiro, é melhor que tenha uma boa mão... '

Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas'

Marido é igual a menstruação: Quando chega, incomoda; quando atrasa, preocupa'

Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?'

Errar é humano, persistir no erro é americano, acertar no alvo é muçulmano.'

Roubar idéias de uma pessoa é plágio... Roubar de várias, é Monografia'

Nas horas difíceis da vida você deve levantar a cabeça, estufar o peito, e dizer de boca cheia: Agora fudeu...!!!'

Já que cada vez mais as mulheres estão indo em busca de seus direitos, bem que na volta poderiam trazer uma cerveja...'

Mulher feia é que nem muro alto, primeiro dá um medo.... mas depois a gente acaba trepando.'

Não te cases por dinheiro, podes conseguir um empréstimo bem mais barato.'

Casar é a metade do divertimento pelo dobro do preço'

Há 2 palavras que abrem muitas portas: Puxe e empurre. '

Não há melhor momento do que hoje para deixar para amanhã o que você não vai fazer nunca'

Todos os cogumelos são comestíveis... porém alguns só uma vez'

Se tamanho fosse documento o elefante era dono do circo.'

Mulher feia é que nem pantufa.... dentro de casa é até gostoso, mas pra sair na rua dá uma vergonha...'

Filho é igual peido: você só agüenta o seu... e olha lá'

Cervejinha de quinta-feira: 8 de janeiro de 2009.

Depois de quase um mês de "férias forçadas" da cervejinha por causa das chuvas e dos feriados de Natal e de Ano Novo que cairam na quinta-feira, estivemos de volta à nossa tradicional cervejinha de toda quinta-feira.
Estiveram presentes: Jaburu, José Derval, Aloísio Tirado (Jaó), Paulo Petermann, Tachinha, Renê, Antônio Márcio (Bangalão), Gilberto Zanoli, Hélcio Resende, Adeir.