segunda-feira, março 30, 2009

Artigo do Rosário: Religião

Segue abaixo mais um artigo enviado pelo Rosário.
O Paulo Botelho enviou recentemente um arquivo e como houve um problema com os meus e-mails eu perdi o artigo dele e, como ele é um dos leitores do Blog do Tachinha, gostaria que ele o enviasse novamente.

Paz plena...
Irmãos de caminhada na vida: os ENFRADISTAS, um grande abraço.
Todos querem viver em PAZ, mas para isso temos que aprender a conviver em PAZ com todos.
Todos querem viver BEM, mas nunca iremos viver BEM enquanto houver irmãos nossos não vivendo BEM, pois essa é a LEI DO AMOR e da PERFEIÇÃO.
Todos querem ser respeitados, então temos primeiro que respeitar os outros.
Muitos querem aprender e para isso torna-se necessária a presença de MESTRES entre nós. E os MESTRES sempre existiram, mas os melhores MESTRES não compreendidos por seus contemporâneos e, como exemplo, basta citar o Mestre Jesus de Nazaré, que foi pregado numa cruz só porque estava ensinando o PERDÃO e AMOR entre e para com todos.
E quantos seguidores do MESTRE do AMOR, alguns séculos depois, mataram seus semelhantes só porque os mesmos não queriam aceitar aquilo que eles tentavam impor a ferro e fogo.

Todos os pensadores buscam uma melhor compreensão da VERDADE ABSOLUTA, mas essa só DEUS pode revelá-la e DEUS vai revelando a VERDADE em parcelas ou em doses homeopáticas, quando chega a hora certa e quando surge profetas em condições de receber as revelações.

Analisem bem o que já disse o profeta da PAZ, o Isaías, há quase três mil anos:

“Ele julgará as nações, ele corrigirá a muitos povos. Estes quebrarão as suas espadas, transformando-as em relhas, e as suas lanças, a fim de fazerem podadeiras. Uma nação não levantará a espada contra a outra, e nem se aprenderá mais a fazer guerra” (Is 2,4).

- “Para que se multiplique o poder, assegurando o estabelecimento de uma paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, firmando-o, consolidando-o sobre o direito e sobre a justiça” (Is 9,6).

- “A justiça será o cinto dos seus lombos e a fidelidade, o cinto dos seus rins. Então o lobo morará com o cordeiro e o leopardo se deitará com o cabrito. O bezerro, o leãozinho e o gordo novilho andarão juntos e um menino pequeno os guiará. A vaca e o urso pastarão juntos, juntas se deitarão as suas crias. O leão se alimentará de forragem como o boi. A criança de peito poderá brincar junto à cova da áspide, a criança pequena porá a mão na cova da víbora. Ninguém fará o mal nem destruição nenhuma em todo o meu santo monte, porque a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh, como as águas enchem o mar” (Is 11,5 a 9).

- “Está decidido: tu manterás a paz, sim, a paz, porque a ti foi ela confiada” (Is 26,3).

- “...até que seja derramado sobre nós o Espírito do alto. Então o deserto se transformará em vergel, e o vergel será tido como floresta. O direito habitará no deserto e a justiça morará no vergel. O fruto da justiça será a paz, e a obra da justiça consistirá na tranqüilidade e na segurança para sempre. O meu povo habitará em moradas de paz, em mansões seguras e em lugares tranqüilos” (Is 32,15 a 18).

- “Também te estabeleci como luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra” (Is 49,6).

- “Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz, do que proclama boas novas e anuncia a salvação, do que diz a Sião: “O teu Deus reina”” (Is 52,7).

- “Farei brotar o louvor dos seus lábios: “Paz! Paz ao que está longe e ao que está perto, diz Iahweh, eu o curarei”. O lobo e o cordeiro pastarão juntos e o leão comerá feno como o boi. Quanto à serpente, o pó será seu alimento. Não se fará mal nem violência em todo o meu monte santo, diz Iahweh” (Is 57,19 e 65,25).

E é por tudo isso que continuo dizendo:
Paz plena... Rosário.


221 - Religião - publicado em 30/03/2009.

Enquanto lia o artigo: “Religião” (Fórum 21/3) do leitor Carlos Ossola, ia também racionando sobre o Espírito Santo. Como pode um Espírito Santo bom, sábio e perfeito intuir a todos os pregadores das religiões e a todos os religiosos, que ficam dizendo coisas até absurdas uns contra os outros e que também ensinam princípios bem diferentes.

Então faço essa pergunta e que cada um tome a sua decisão: “Ou existem muitos Espíritos Santos ou o Espírito Santo não é bom, sábio e perfeito?” Quem dança como toca a música não tem uma atitude honesta, sincera, sábia e nem perfeita. Onde ou com quem está a verdade?

Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG. Belo Horizonte, 22/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário