terça-feira, fevereiro 24, 2009

Artigo do Frei Cristóvão: Ecos do 8º Fórum Social Mundial

Leia abaixo mais um artigo enviado pelo Frei Cristóvão que esteve participando do Fórum Social.


ECOS DO 8º FÓRUM SOCIAL MUNDIAL (II)

BELÉM 27-31/01/02/2009

4. O FÓRUM DE BELÉM.

Dados

Segundo o Comitê organizador as inscrições oficiais para participar do evento ultrapassaram as cifras de 92 mil. Dados esses confirmados pela imprensa da capital paraense. Além dos inscritos milhares de outras pessoas participavam das diversas tendas ou deste ou daquele seminário. As promoções culturais: exposições, filmes e shows atraiam muita gente; sobretudo os shows populares frente ao grande palco montado no terreno da UFPA (Universidade Federal do PARÁ), com a preocupação de valorizar os artistas locais e as músicas folclóricas e regionais de todo o país. Com tudo isso se pode dizer que mais de 120 mil pessoas participaram da programação do Fórum.

Estratégia

Normalmente o Comitê Internacional do FSM procura conciliar duas exigências de sua Carta de Princípios na seleção de locais para a realização do Fórum: 1) o apoio de administrações de cunho popular onde se dá o que no jargão da esquerda se cunhou de “Inversão das Prioridades”: o povo e suas carências são os primeiros no planejamento de governo. 2) lugares, regiões, países, continentes mais atingidos pelas conseqüências negativas de uma Globalização financeiro-econômico-excludente..

Belém foi, estrategicamente, contemplada para sediar o 8º FSM para fortalecer a integração das populações indígenas de toda a América Latina e Caribe na sua luta pela reintegração e preservação de suas terras e de suas culturas. México, África ou Senegal são os locais mais comentados para sediar o próximo FSM em 2011. Nesse meio tempo está previsto todo um calendário de promoções segundo os critérios da Carta de Princípios do FSM.

Belém está na boca de entrada para a imensidão da Floresta Amazônica, e contemplada pelo estuário do rio Amazonas que se desemboca no oceano Atlântico. A importância da região amazônica para o equilíbrio do ecossistema mundial constitui ponto de discussão permanente nos mais variados fóruns organizados pelo mundo. Da saúde da floresta amazônica depende a saúde do ecossistema do planeta.

5. Conversa de chofer de táxi

No dia 02/02/2009, pela madrugada tomei o táxi com destino ao aeroporto. Boa oportunidade para se fazer uma sondagem de opinião!
- Companheiro, trabalhou muito durante o Fórum?
- Deu pra fazer muitas extras. Inclusive, transportei muitos estrangeiros. O Fórum é uma coisa muito importante. Projetou nossa capital mundo afora! Inclusive consertou a cidade!
- Como assim?
- Todo mundo entrou na “linha seca”.. Nada de bebida alcoólica depois das dez da noite e foram proibidos os forrós nos bairros da periferia. Eu achei isso danado de baú! Pôs ordem na cidade. Tudo isso por causa do Fórum! As “galeras” pensam que são donos do mundo!

Frei Cristóvão Pereira ofm.
Convento S.Francisco das Chagas, 12/02/2009, Carlos Prates, BH, MG.
freicristovao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário