sábado, novembro 15, 2008

Jeito de falar do mineiro

Leia abaixo mais um texto sobre o jeito de falar do povo de Minas Gerais, o popular mineiro da roça.
Este texto foi enviado por alguém do Orkut das comunidades do Hamilton de Castro e Renato Gonçalves, radialistas da Rádio Itatiaia, aqui de Belo Horizonte.

OEI tudo baum com ocês?
Nois ispera qui sim, aqui, nois queria dar um dedim de prosa com ocês, chega ai mais pertim, o negocio é siguinti, todus sabi que nois vai embora daqui, mais anti de ir quiria fala procês que vamus senti muita saudadi docês, podi num aquerditá mais nois ama ocês, quandu nois fica cobranu, é prusque a saudadi bateu forti, num liga praissonaum, agenti ama ocês e quiria está sempri juntim, mais por mutivu de perrenguice nois num tem saidu, intonce quando nois Vê que ocêis entrô nu nossu Kut e num dexou recadim, ou entra no Hamilto e nu Renatu e num manda bejim e um braçu e num respondi nossu meiu, bati uma depressau danada, nois senti como ocês tivesse nu nossu portaum e num entrou, mais é prusque nois gosta de ocês pradaná, mais agenti fica mais depremidu é prusque taurinu num gosta de mudá nada, e desde qui falou em mudá, que nois fica com o coraçãu distroçadu de dexar irmau e vizim pra trais, onde nois morô 37 anu, mais pode sabê qui nois num vai isquecê ocês naum, quandu tiver indereço de lá, vou passar procês, ieu já indaguei lá se tem banda larga mais o moçu disse que só tem bunda larga, preguntei se a istrada de lá dava pra vi no Belzonti, ai ieu entrava Lãrose pra mandá meiu, mais ele disse que a istrada num pode vir para belzonti não, prusque só tem ela lá e se saii vai fazê falta, preguntei si eles recebe meiu ele disse qui sim, é só ocês subi na cabiceira do rio colocá numa garrafa, tampá e jogá nagua que ele dessi e para numa redi que tem nu bairro, é só pegá a garrafa e lê o meiu, eles chega dinoite do trabaio acendi o candieiru ou a lamparina pra lê os meiu, preguntei como faz pra comprá azeite e querozeni para acender lamparina, eles dissi qui tem um cipó qui sai di lá as 10hora, agente pega
ele vai até as berada do rio e pega uma jangada de bambú, depois di travessá o rio, salta um corgu numa pinguela, segue a tria dus boi até a venda, qui compra os trem, tipu sau, lidileiti, massatumati, kidecarne, dispois eu mandu endereçu certu, nois ia mudá sapassadu, mais num deu.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Cervejinha de quinta-feira: dia 13 de novembro de 2008.

Estiveram presentes na cervejinha desta quinta-feira: José Derval, Tachinha, Amaury, Carlos Augusto (Coelhinho), Vicente Garcia (Lingüiça), Aloísio Tirado (Jaó), Quinho (filho do Cri) e Alex Fantini.

quinta-feira, novembro 13, 2008

Artigo do Rosário: A Bíblia é reunião de manuscritos

Leia abaixo mais um artigo enviado pelo Rosário.

Paz plena...
Irmãos e companheiros do ENFRADES.
Temos que aprender de tudo e sobre tudo e um dos grande enigmas que temos de desvendar é a própria Bíblia, que mostra a história religiosa e civil de um povo no Antigo Testamento. Já no Novo Testamento temos informações sobre a vida e os ensinamentos do mestre Jesus, como também como foi a vida dos primeiros seguidores de Jesus.
Paz plena... Rosário.


212 – Bíblia é reunião de manuscritos - publicado em 11/11/2008.

A Bíblia, que é um conjunto de livros, pois é o plural de livro em grego, tornou-se um grande enigma para todos os cristãos. Todas as referências sobre as Escrituras, que estão no Novo Testamento, foram com relação ao que já estava escrito no Antigo Testamento. Os escritos do NT só passaram a fazer parte da Bíblia no início do século V por intermédio do trabalho do São Jerônimo, que ficou conhecido como a Vulgata.

A leitora Tatiana R. Vasconcelos (Leitor 4/11 e Fórum 7/11) defende que a Bíblia é a palavra de Deus. Se a Bíblia fosse a palavra de Deus, então não poderia existir nela nenhuma contradição, como está escrito: "Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais. Cada um será executado por seu próprio crime" (Dt 24,16) e, quando o rei Davi cometeu um adultério e ainda mandou trair e matar Urias, depois se casou com a viúva, quem morreu foi o recém-nascido (2Sm 11 e 12). Em Êxodo 20,13, está escrito: "Não matarás" e em 1Samuel 15, 1 a 3, está escrito que Deus mandou matar todo mundo, inclusive os recém-nascidos e todos os animais dos amalecitas.

Deus, que é bom e perfeito, nunca iria agir com contradição assim, então esses trechos não podem ser divinos ou então Deus é imperfeito.

A leitora cita que Deus arrependeu-se de ter criado o homem (Gn 6, 5 a 8). E quem se arrepende é porque não agiu correto e Deus sempre agiu correto, então não pode ser Deus que se arrependeu e decidiu destruir o gênero humano da face da terra.

Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG. Belo Horizonte, 08/11/2008.

Aproveite e ouça mais uma música gregoriana cantada por monjas.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

quarta-feira, novembro 12, 2008

Talento escondido e para emocionar.

Vejam este belo vídeo cuja indicação eu recebi do Irinéé Pierre Bonnerau (Zé Leitão) que estudou no seminário em Santos Dumont em 1966.

É uma apresentação muito emocionante de Paul Potts que, na época era um VENDEDOR DE CELULARES ???



Veja outras apresentações dele no You Tube

segunda-feira, novembro 10, 2008

Ditados populares em linguagem moderna.

Leia abaixo alguns ditados populares "traduzidos" para uma linguagem moderna (muderna).

Prosopopéia flácida para acalentar bovinos
(Conversa mole pra boi dormir)

Colóquio sonolento para gado bovino repousar
(História pra boi dormir)

Romper a face
(Quebrar a cara)

Creditar o primata
(Pagar o mico)

Inflar o volume da bolsa escrotal
(Encher o saco)

Impulsionar a extremidade do membro inferior contra a região glútea de alguém
(Dar um pé na bunda)

Derrubar, com a extremidade do membro inferior, o suporte sustentáculo de uma das unidades de acampamento
(Chutar o pau da barraca)

Deglutir o batráquio
(Engolir o sapo)

Colocar o prolongamento caudal em meio aos membros inferiores
(Meter o rabo entre as pernas)

Derrubar com intenções mortais
(Cair matando)

Aplicar a contravenção do Sr. João, deficiente físico de um dos membros superiores
(Dar uma de João sem braço)

Sequer considerar a utilização de um longo pedaço de madeira
(Nem a pau)

Sequer considerar a possibilidade da fêmea bovina expirar fortes contrações laringo-bucais
(Nem que a vaca tussa)

Sequer considerar a utilização de instrumentos metálicos derivados do ferro
(Nem ferrando)

Derramar água pelo chão através do tombamento violento e premeditado de seu recipiente
(Chutar o balde)

Retirar o filhote de eqüino da perturbação pluviométrica
(Tirar o cavalinho da chuva)




Aproveite para ouvir uma música gregoriana cantada por monjas.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

domingo, novembro 09, 2008

Canto Gregoriano - MP3, partituras, ano litúrgico e muitas informações sobre a Missa em latim.

Navegando igual barata tonta na Internet encontrei este bonita página para aqueles que gostam de canto gregoriano.
Na página você encontra músicas em MP3 para baixar para o seu computador; partituras e músicas gregorianas para o ano litúrgico; livros de partituras que podem ser baixados: Graduale Romanum, Missale Romanum, Liber Usualis e outros; fotos, vídeos e informações completas sobre a Missa em Latim no Rito Romano. A página é inglês e com versão em francês e é uma boa fonte para os amantes do canto gregoriano.
As músicas são dos monges do Mosteiro de São Bento, de São Paulo.
Clique no endereço da página e aproveite: SANCTA MISSA

Enquanto você lê esta postagem ouça abaixo a música Imagine cantada em estilo gregoriano e mais abaixo você encontra o livro Cantos do Gradual Vaticano e que você ir "manuseando" as suas páginas de acordo com as setas ao lado. Clicando na janelinha à direita, em cima, você pode aumentar o tamanho do livro.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA



Chants of the Vatican Gradual