sexta-feira, outubro 10, 2008

Novo album de fotos

Veja na minha página de fotos no Flickr o novo álbum que criei com algumas fotos no Photofunia
O Photofunia é um endereço onde você pode fazer montagens com as suas fotos com os modelos oferecidos na página.

Cervejinha de quinta-feira dia 9 de outubro de 2008.

A cervejinha desta quinta-feira contou com as presenças de: Jaburu, José Derval, Amaury, Aloísio Tirado (Jaó), Tachinha, Antônio Márcio (Bangalão) e seu filho Cristiano, Paulo Petermann e seu amigo Vieira, Quinho (filo do Cri) e Carlos César (Palito).

quarta-feira, outubro 08, 2008

Sorteio da rifa do frei Joel

O sorteio da rifa de um quadro do Seminário Seráfico Santo Antônio, de Santos Dumont, foi realizada lá em Santos Dumont no dia 4 de outubro. Inicialmente o sorteio estava marcado para o dia 7 de setembro, mas foi adiado.
A rifa foi para ajudar nas despesas para a gravação de um DVD da cantata "O Peregrino de Assis", de autoria do frei Joel, na apresentação em Brasília, nos dias 17 e 19 de outubro e dentro das comemorações dos 800 anos da Ordem Franciscana.
O ganhador do quadro foi o Humberto Julião Schonemkorb (Chene - 1952). Foi bom ter sido alguém do Enfrades que ganhou o quadro, pois assim ele terá uma destinação com um toque a mais de emoção.
O Frei Joel pediu para agradecer, novamente, a todos que colaboraram com a compra dos bilhetes.
O Humberto ganhou uma passagem para visitar a sua irmã que mora na Alemanha e só vai receber o quadro quando voltar ao Brasil.




O Humberto é o careca de óculos nesta foto do nosso encontro de 2006. Estão também na foto: Alfeu Mendes, Antônio das Graças Melo (Bolacha), Olney Paixão (Garrolê) e Rubens Resende, ao fundo.

Artigo do Paulo Botelho: O Receituário de Bill

Leia abaixo mais um artigo enviado pelo Paulo Botelho (Debanda), que era de Muzambinho.

O Receituário de Bill

Por Paulo Botelho

Foi numa fria e cinzenta manhã de um sábado de agosto último. Eu acabara de estacionar o carro de minha mulher – um Fiat Palio – Ano 2005 – em um apertado espaço daquele supermercado.
Não pude evitar que a porta do Fiat batesse na lateral do outro carro, ao lado: um Land Rover Ranger 4 x 4, “novinho em folha”. Disseram-me, depois, que ele custa R$ 240.000,00 ou o preço de duas boas casas! – Mas, eis que naquele momento sai, de dentro do Land Rover, o motorista: jovem, porte atlético, cabelo preso com uma tiara, olhar imbecilizado de participante do Big Brother (como vencer na vida sem fazer força!).
Antes, que eu pedisse desculpas, ele percorreu com os dedos o local “agredido” e constatou que nada havia de errado. Entretanto, ficou, visivelmente, contrariado. – E fiquei me perguntando: Será que ele trabalhou tanto para obter aquele veículo? Ou, ganhou de seu papai?

Não sei ao certo, mas fiquei pensando, em seguida, no Bill Gates: em sua trajetória, em seu exemplo. Nascido em Seatlle – Washington – em 1955, foi admitido em Harvard, mas abandonou o Curso de Matemática no terceiro ano para dedicar-se, somente, ao trabalho. Com 17 anos desenvolveu com Paul Allen um software para leitura de fitas magnéticas, com informações de tráfego de veículos, em um chip Intel 8008. Com esse produto, Bill e Paul criaram uma empresa, a Traf-On-Data.
– Mas, os investidores desistiram do negócio quando descobriram a idade dos donos. Enquanto estudavam em Harvard, os jovens desenvolveram um interpretador de linguagem Basic para um dos primeiros computadores. Após um modesto sucesso na comercialização do Altair 8800, Bill e Paul fundaram a Microsoft.

Em junho de 2008, Bill Gates retirou-se, definitivamente, da Microsoft para se dedicar, exclusivamente, aos seus projetos filantrópicos.
– Em agosto do ano passado, foi convidado a fazer uma palestra numa High School (escola básica) em Pittsburgh, Pensilvânia. Chegando lá, tirou do bolso da calça um papel amarelo e leu o seguinte, em menos de 5 minutos:

A vida não é fácil. Acostume-se com isso.
O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo.
Se você acha seu professor um grosso, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Os seus avós têm uma palavra diferente sobre isso: eles chamam de oportunidade.
Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então, não lamente seus erros. Aprenda com eles!
Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por ter que pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são ridículos – uns panacas! Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, conserte os erros da geração de seus pais; tente deixar arrumado o quarto em que você dorme!
Televisão não é vida real. Na vida real as pessoas têm que deixar o barzinho e ir trabalhar.
Seja compreensivo com os CDF’s – aqueles que os demais julgam que são uns babacas. – Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

Bill foi aplaudido por mais de 10 minutos, sem parar. Agradeceu, entrou no seu Citroen – Ano 2001 e foi embora dirigindo-o. – Sábias palavras! São para serem pensadas e salvas no disco rígido da vida e da memória dos jovens!

domingo, outubro 05, 2008

Encontros de ex-seminaristas: Caraca, Campinas, Aparecida e Borda do Campo (Verbo Divino)

Em outubro e novembro serão realizados 4 encontros de ex-seminaristas.

No dia 18 de outubro serão realizados 3 encontros:
1 - o dos ex-seminaristas do Seminário Imaculada, de Campinas, em São Paulo, a ser realizado em Indaiatuba. Um dos responsáveis é o José Cláudio. Se quiser saber informações sobre este encontro escreva para joseclaudio.grego@yahoo.com.br
2 - o dos ex-seminaristas de Aparecida, a ser realizado numa chácara perto de Sorocaba. O responsável é o José Roberto Staliano ;
3 - o ex-seminaristas do Caraça, a ser realizado no Caraça nos dias 18 e 19.

CARAVANA AO CARAÇA 2008

- AEALAC -

PROGRAMAÇÃO
DIA 18 DE OUTUBRO - Sábado
HORAS EVENTO
06,00 Hora do levantar nas casas e hotéis dos Caravaneiros: “Benedicamus Domino”
06,30 Saída rumo à Estação Ferroviária – Praça Rui Barbosa – para quem for de Trem.
07,00 1º Encontro dos Viajantes Ferroviários na Estação
07,30 EM PONTO: Saída do trem de Belo Horizonte - “Mineiro não perde trem”
09,30 Chegada à Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais. Baldeação para o ônibus, fretado pela AEALAC, que levará os Romeiros ao Caraça.
10,00 2º Encontro dos Caravaneiros vindos de Belo Horizonte com os Caravaneiros de outras localidades na casa do Antônio CLARET dos Reis, no Condomínio Locum Nilorum. Café Mineirioca, mistura de café carioca com a broa mineira.
11,00 Chegada ao Santuário da Senhora Mãe dos Homens. Recitação do “Sub Tuum Praesidium” e Hino do Caraça. Check in na Recepção.
12,00 Reza do “Ângelus” no Adro. Confraternização com a Direção do Caraça.
13,00 Bodega no Tanquinho (no caminho do), exclusivo para os caravaneiros.
Tarde Livre Opcionais: passeio à Capelinha; ao Tanque Grande; ao Tanquinho; à Cascatinha; à Varginha; Racha casados x resto do mundo; Contação de potocas, etc.
18,30 Jantar. Leituras: “De Imitatione Christi” e pequeno trecho de algum livro (hora da saudade), seguido de “Deo gratias”.
20,30 Assembléia Geral dos Caravaneiros:
• Ritual da Saudade: depoimentos. Causos.
• Homenagens, homenagens: aos ex-alunos matriculados em 1938, 1948, 1958 e 1968 e ao “Sexteto de 1958” – que, naquele ano, recebeu batina.
• Lançamento de livros: do João da Silva Barros e José Franco de Morais.
• Apresentação do “Coral Crescere”.
• Festa dos aniversariantes de Setembro e Outubro.
• Apresentação do maior sanfoneiro do Brasil: João da Silva Barros;
• Seresta sob lua cheia.

DIA 19 DE OUTUBRO - Domingo
07,00 Café da manhã.
8:00/11:00 Tempo Livre.
11:00 Missa Solene com a participação do “Coral Crescere” em comemoração ao dia de Nossa Senhora Mãe dos Homens e de Nossa Senhora Aparecida.
11:59 Foto oficial na escadaria do Adro, seguida da reza do “Ângelus”.
12:00 Almoço (prandium cum benedictione e leitura inicial de trecho da Bíblia e, ao final, do Martyrologium, em latim). Após, check out na Recepção.
14,30 “Sub Tuum Praesidium” no Santuário e despedida dos Caravaneiros.
15,00 Retorno à planície dos homens. Corpo e alma vivificados e robustecidos com as energias abastecidas na “Montanha Viva”.
18,00 Chegada a Belo Horizonte
Obs. 1. Em caso de dúvidas, consultar o “PORTA DO CÉU” – Jornal Informativo da AEALAC – Setembro 2008 – nº 136;
2. Também podem ser diretamente contatados: Mariano (31) ????-2662 ou João Bosco (31) ????-5239; - mande e-mails para o tachinha@gmail.com
3. Pousada do Caraça: (31) 3837-2698;
4. Programação sujeita a alterações.

HINO DO CARAÇA

Letra: Anibél Filho
Música: Pe. Francesco Corrao, C.M.

"Vamos, meninos do Caraça,
Vamos cantar nossa alegria,
Nunca entristeça o nosso dia
Sempre a sorrir o coração.
Eis o lema da vitória,
Eis o nosso ideal,
Vamos todos, vamos todos
Para a glória a caminho do altar.

Caraça, Caraça,
Tens em ti encantos mil,
És de Minas um farol
Para a glória do Brasil.

Terra santa do Caraça,
Alto berço de granito,
Onde a terra beija o céu
Na fronte azul do infinito.
Paraíso eterno, imenso,
Onde tudo nos encanta,
Onde a alma, onde a alma se agiganta
Sob o olhar da Virgem Mãe.

Caraça, Caraça,
Tens em ti encantos mil,
És de Minas um farol
Para a glória do Brasil.

Oh! Caraça majestoso,
Viva imagem do Tabor
Onde a flor da juventude
se aureola de esplendor.
Por ser trono de Maria
É que Deus o pôs um dia
Lá na grande, lá na grande serrania
Assim tão perto do céu.

Caraça, Caraça,
tens em ti encantos mil,
És de Minas um farol
Para a glória do Brasil."


Nos dias 14 a 16 de novembro será realizado o encontro dos ex-seminaristas do Verbo Divino do Instituto Missionário São Miguel, na Borda do Campo, em Antônio Carlos, perto de Barbacena.

2008 – ECOS DE SÃO MIGUEL – 2008
XXIII ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO INSTITUTO MISSIONÁRIO SÃO MIGUEL
BORDA – ANTÔNIO CARLOS - MINAS

C O N V I T E
Caríssimos ex-colegas,
80 Anos! Nosso querido e inesquecível Instituto Missionário São Miguel completa 80 anos de existência e de excepcionais serviços prestados à causa de Deus e em benefício de todos nós, saídos de famílias humildes. Vamos, ali, agradecer a Deus, a graça e o privilégio de termos sido eleitos para essa grande oportunidade.
A chegada a São Miguel é algo inesquecível: após percorrer estradas de terra, irrompe à nossa frente aquele monumento que é a Igreja, ladeada pelas demais instalações, como asas de um pássaro, representando o Espírito Santo. Tudo isso em meio a árvores centenárias e a matas virgens. Como esquecer essa visão magnífica?!
No Sábado, durante a Missa Solene, serão comemorados 25 anos de sacerdócio – Bodas de Prata Sacerdotais - do Pe. Augustinho Daniel Schaefer, ex-aluno muitíssimo querido. À noite, será proferida uma palestra sob o título “A Energia do Silêncio”, pelo ex-aluno Evandro Aléssio Rodrigues Pereira.
P R O G R A M AÇÃO

HORA 13.11.2008 – 5ª FEIRA
15:00 Chegada a São Miguel
17:00 Tarde Livre
18:00 Tarde livre
18:30 Jantar
20:00 Matando saudades

HORA 14.11.2008 – 6ª FEIRA
08:00 Café da Manhã
09:00 Caminhada Ecológica Matinal
10:00 Caminhada Ecológica Matinal
11:00 Preparação para o Almoço
12:00 Almoço
13:00 Descanso
15:00 Tarde Livre
17:00 Tarde Livre
18:00 Terço na Gruta de Na .Senhora
18:30 Jantar
20:00 Atividades Recreativas

HORA 15.11.2008 – SÁBADO
08:00 Café da Manhã
09:00 Passeio Ecológico
10:00 Passeio Ecológico
11:00 Missa Solene - Fotos
12:00 Churrasco
13:00 Descanso
15:00 Tarde Esportiva
17:00 Tarde Livre
18:00 Bênção do Santíssimo
18:30 Caldo Verde
20:00 Palestra + Bingo das Missões

HORA 16.11.2008 – DOMINGO
08:00 Café da Manhã
09:00 Missa da Comunidade
10:00 Caminhada Ecológica Matinal
11:00 Acertos com Pe. Eutímio
12:00 Almoço de despedida
13:00 Hora do Adeus


H O S P E D A G E M
01 – Reservas: Pe. Eutímio pede que sejam feitas, com previsão de chegada - em especial para os dias 13 e 14/11/08 - pelo telefone (32) 3346-1271.
02 – Diárias (café da manhã, almoço, jantar e roupa de cama, SEM TOALHAS): Adultos: R$ 45,00 por pessoa, nas suítes novas e antigas; R$ 35,00 nos demais alojamentos. Crianças: de 6 a 10 anos: R$ 22,50; até 5 anos: grátis. Refeições Avulsas: R$ 10,00. Churrasco: R$ 15,00

C O N T A T O S
01 – Instituto Missionário São Miguel: - Pe. Eutímio Falquetto. (32) 3346-1271– Fax (32) 3346-1511
02 – Barbacena: - Lunarde Bianchetti e Evandro Aléssio Rodrigues
03 – Belo Horizonte: - Francisco Aníbal de Carvalho, Jair Palma Araújo e José Resende da Silveira
04 – Brasília: - Adilson Motta e Nelson Ribeiro Mendes
05 – Espírito Santo: - Domingos Martins Dariva
06 – Juiz de Fora: - Vanir Geraldo Alvim
07 – São Paulo: - Márcio Antônio da Silva Coelho
Compareça! Sua presença é muito importante para todos nós.
“TODAS AS VEZES QUE VOS REUNIRDES EM MEU NOME, EU ESTAREI NO MEIO DE VÓS”


Caso queira saber mais informações sobre estes e outros encontros mande um e-mail para tachinha@gmail.com

Artigo do Rosário: Pré-sal interior

Leia abaixo mais um artigo enviado pelo Rosário.

Paz plena...

Irmãos do ENFRADES, um abraço.
No dia 22/9 resolvi escrever sobre dois artigos: o do José Reis Chaves e o do Cônego José Gerado Vigidal de Carvalho.
O Chaves escreveu sobre a evolução e a compreensão dos ensinamentos de fundo religioso, já o Cônego falou sobre o estado de um ser em evolução. Escrevi o rascunho dos dois no dia 22/09/2008 mesmo, mas julguei que fosse melhor a publicação do artigo sobre o do Cônego primeiro e por isso o enviei no dia 23/09/2008. E como não era publicado, então enviei o do Chaves, que já estava escrito no computador desde o dia 25, no dia 28/9 e foi publicado hoje (30/9).
A visão de que DEUS está no íntimo de cada um é, para mim, uma das interpretações falhas da teologia cristã. Em todas as passagens bíblicas, que existem encontros com espíritos (os cristãos, protestantes e judeus julgam que é o Espírito de Deus), eles vêm do lado externo e não do nosso interior. Então quem está no nosso interior é a essência do próprio espírito encarnado.
Paz plena... Rosário.

Enviado no dia 28/09/2008:

208 - Chaves - publicado em 30/09/2008.

O escritor José Reis Chaves vem a muitos anos colaborando no esclarecimento das doutrinas das religiões, como no artigo: "Religiões, do ecumenismo ao inclusivismo religioso" (Opinião 22/9). O que sempre dividiu os seres humanos por muitos séculos e até milênios foram e são as doutrinas religiosas. Muitos dogmas religiosos já foram as causas ou origens de muitos crimes, ódios, torturas, mortes e até guerras no seio da humanidade. Religião nenhuma salva ninguém, pois o que salva o ser humano é tudo aquilo de bom que ele faz, então são as obras realizadas.

Religião nenhuma tem a posse da verdade. Cada uma vê ou explica a verdade sob um certo prisma, por isso, ao invés de mistura das religiões, gosto mais de falar em "síntese dos ensinamentos religiosos". Só fazendo uma síntese do que existe de verdadeiro em cada religião é que se torna possível chegar à verdade, que a tudo explica e nos liberta dos princípios bitoladores de nossa liberdade até de pensar.

Isaías, que é conhecido como o profeta messiânico, foi o profeta da paz e Jesus foi o mestre do amor. Unindo os ensinamentos desses dois personagens bíblicos chegamos à paz plena, que o mesmo que dizer que estamos trabalhando para transformar essa Terra num céu para todos.

Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG. Belo Horizonte, 25/09/2008.


Envaido no dia 23/09/2008 e ainda não publicado:

93 - Pré-sal do espírito.

Lendo e analisando o artigo: "A camada pré-sal do nosso espírito" (Opinião 22/9) do Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho pode ver como se torna necessário entender bem o próprio ser humano, que é um espírito encarnado. Na Bíblia não existe nenhum encontro com Deus conforme os dizeres do Côn. José Geraldo, que é e sempre foi uma das bases do pensamento teológico do cristianismo. Todos os profetas bíblicos e até Jesus tiveram sua sintonias com a espiritualidade e até com o Espírito de Deus de uma forma externa e não interna.

No íntimo do ser humano ou no inconsciente profundo de cada um encontra-se a essência do próprio espírito encarnado e não o Espírito de Deus. Então em quase todas as vezes que um ser humano entra em meditação, ele encontra é com sua própria essência, mas, por falta da compreensão da verdade, os teólogos cristãos ensinaram que a essência do próprio espírito encarnado seria a presença de Deus na sua morada interna. Esses ensinamentos construíram em torno do inconsciente humano uma divisa quase intransponível ou um labirinto de difícil penetração e por isso o ser humano tornou-se um enigma para ele mesmo.

Quando alguém começa a descobrir quem ele realmente é, logo é considerado anormal ou mesmo um louco por todos aqueles com os quais convive. Mas Kardec conseguiu dar um importante passo para desvendar o enigma do inconsciente do ser humano que, na realidade, é a identidade cósmica do espírito encarnado: "O homem bom, do bom tesouro do coração tira o que é bom, mas o mau, de seu mal tira o que é mau; porque a boca fala daquilo de que está cheio o coração" (Lucas 6,45).

Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG.
Belo Horizonte, 23/09/2008.