sábado, março 01, 2008

Enfermeiro de Portugal

Esta piada foi enviada pelo José Juventino (Jumentinho - 65/69).


UTI EM PORTUGAL

Joaquim era enfermeiro de uma UTI e tratava de uma mulher internada em estado de paralisia total.
Nove meses depois ela aparece grávida, para o espanto de todos!
A Direção do Hospital se reuniu e deu queixa na delegacia para achar o culpado.
A polícia então começou interrogando o Joaquim:
- O senhor era o enfermeiro da paciente grávida?
- Sim Senhoire...
- E foi você que engravidou a moça?
- Foi sim senhoire, mas só fiz por ordem do Hospital e cumpri rigorosamente o que estava escrito na prancheta da paciente.
- Como assim!! E o que estava escrito no boletim médico??
O Joaquim, então, retirou uma cópia do relatório e leu para o delegado:
'Mulher, 32 anos, inerte, não reage a nenhum estímulo.
- COMA

Espero que os visitantes do Blog do Tachinha que moram em Portugal não se zangem comigo e com o Jumentinho.
O meu Blog já foi visitado por internautas das cidades de: Águeda, Albergaria-a-Velha, Alhandra, Amora, Angra, Aveiro, Braga, Estoril, Feira, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Portimão, Queluz, Rio de Mouro, Setubal, Ventosa, Prime, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Barreiro, Guarda, Plano Alto, Santiago do Cacém,
Faro, Carcavelos, Covilhã, Porto, Farnaxide, Sacavém, Torres Vedras, Maia, Coimbra,
Odivelas, Alhos Vedros, Évora, Sesimbra, Queijas, Almada, Madeira, Amadora, Póvoa de Varzim, Póvoa de Santo Adrião.

Obrigado a todos eles pela ilustre visita.

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Notícia de falecimento: Heleno

Com tristeza informo o falecimento do nosso amigo Heleno Ramos de Freitas (Boquinha), ocorrido hoje em Divinópolis.
O Heleno estudou no Seminário em Santos Dumont nos anos de 1962 a 1964 e a última vez que tivemos a oportunidade de nos encontrarmos com ele foi na missa de Bodas de Ouro da ordenação do Frei Patrício, lá mesmo em Divinópolis, e o mesmo havia se comprometido a comparecer ao nosso encontro deste ano.
Ontem recebi um e-mail do Wilson (Pardal) informando sobre a doença do Heleno e sugerindo fazermos uma visita a ele e hoje o Julinho telefonou informando o falecimento do querido amigo.
O corpo está sendo velado na Maçonaria, na Rua São Paulo em frente ao Divinópolis Clube e o enterro será amanhã, dia 1 de março (dia do aniversário do nosso querido Heleno), às 8 horas no cemitério do centro.
Nossos sentidos pêsames à esposa e toda a família e que Deus reconforte a todos nessa hora de tristeza e saudade.
Requiescat in pace, Heleno!



O Heleno é o que está de camisa branca e barbicha no meio da foto tirada no encontro do Enfrades de 1984 lá no jardim do Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont. clique na foto para ampliá-la.

Notícia para que morram de inveja.

Para que milhões de brasileiros morram inveja de mim (Tachinha), apresento para todo o Brasil o cartão que recebi hoje, dia 28 de fevereiro, na cervejinha semanal dos ex-seminaristas franciscanos lá na Savassi, em Belo Horizonte.
Ganhei, merecidamente, o cartão corporativo que é o sonho de consumo de 11 de cada 10 brasileiros. Para quem não sabe com este cartão você pode ter uma vida de príncipe sem se preocupar com o pagamento pois as despesas do mesmo serão pagas por cada centavo de imposto que você, contribuinte brasileiro, irá contribuir para que eu possa usufruir de todas as benesses que os altos funcionários do Governo Federal se julgam no direito de aproveitar.
O meu único questionamento quando recebi o tal cartão é que ele é muito racista e discriminatório pois só me dá direito a gastá-lo com tapiocas e pizzas e tal restrição econômico-financeira poderá provocar um aumento exagerado da minha protuberância barrical. Exijo que o meu cartão seja desbloqueado para o pagamento de todas as outras despesas como os marajás de Brasília e de todos os altos funcionários do Governo Federal.
Clique na foto do meu cartão para você ver a tal discriminação.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Dois belos quadros do Seminário.

Veja abaixo dois belos quadros do Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, Minas Gerais (Brasil), dos frades franciscanos da Província de Santa Cruz que abrange parte de Minas Gerais e sul da Bahia.
O primeiro quadro é do Luiz Guilherme que estudou no Seminário de 1958 a 1962 e foi pintado por uma amiga dele, já falecida.
O segundo é do Tachinha (59/63) e foi um presente de aniversário do Gilberto Zanoli.
Boa admiração para todos nós que lá estudamos. Sintam a serração nas montanhas, o frio do inverno e nas águas do açude e da piscina, as peladas no campão, no campinho e na quadra. Ouçam as batidas da saudade e a beleza do canto gregoriano e o coração que pulsa pelas amizades conquistadas nos belos tempos no Seráfico.







Clique nas imagens para ampliá-las.

domingo, fevereiro 24, 2008

Artigo do Rosário: Vida interior

Leia abaixo o último artigo enviado pelo Rosário Américo.

Paz plena...
Irmãos e companheiros de evolução do ENFRADES.
Mais uma vez entrei nos assuntos que o teólogo Leonardo Boff publica. Mas, no meu ponto de vista, o teólogo Leonardo Boff deveria continuar defendendo e divulgando a "Teologia da Libertação" e assim ele seria muito mais útil à evolução do pensamento teológico da atualidade, mas ele deveria entender e divulgar a Teologia da Libertação dentro dos princípios esotéricos, ligando-a ao princípios libertadores do Evangelho e deixando assim o lado exóterico, que liga a Teologia da Libertação às idéias e ideologias do comunismo ateu.
Fiz também uma apresentação das modificações do responsável pela edição do jornal O TEMPO.
Paz plena... Rosário.

194 - Vida interior - publicado em 23/02/2008.

Gostei do artigo: "A dimensão esquecida: a vida interior" do teólogo Leonardo Boff (Opinião 15/2). Realmente a vida possui as dimensões do interior e do exterior e o sucesso dos mestres está na conquista da vivência equilibrada entre essas dimensões. Todos querem viver bem e para isso têm que aprender a conviver bem, pois aqui está do principal objetivo do ensinamento do perdão e do amor.
O grande problema da atualidade é que as religiões antigas, que com os seus dogmas, princípios irracionais e mistérios, não conseguem mais responder as perguntas que vêm do interior de cada ser humano, quando conquista a liberdade de pensar. Quem somos nós? De onde viemos? Qual é o sentido de nossas vidas? Temos uma só vida? Quem é Deus? O porquê dos sofrimentos?
Enquanto ficarmos aceitando o mistério, então nada será explicado. A imposição de dogmas irracionais só bitola a liberdade até de pensar, em função do medo de estar pecando ou ofendendo a Deus. A saída para a compreensão sobre a vida está no autoconhecimento de cada um e entender a Teologia da Libertação no sentido esotérico: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8,32) e "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10,10). E também só podemos falar daquilo que sabemos e testemunhar aquilo que vimos (João 3,11). Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG. Belo Horizonte, 17/02/2008.

194 - Vida interior - publicado em 23/02/2008.

Gostei do artigo: "A dimensão esquecida: a vida interior" do teólogo Leonardo Boff (Opinião 15/2). Realmente a vida possui as dimensões do interior e do exterior e o sucesso dos mestres está na conquista da vivência equilibrada entre essas dimensões. Todos querem viver bem e para isso têm que aprender a conviver bem, pois aqui está do principal objetivo do ensinamento do perdão e do amor.
O grande problema da atualidade é que as religiões antigas, que com os seus dogmas, princípios irracionais e mistérios, não conseguem mais responder as perguntas que vêm do interior de cada ser humano, quando conquista a liberdade de pensar. Quem somos nós? De onde viemos? Qual é o sentido de nossas vidas? Temos uma só vida? Quem é Deus? O porquê dos sofrimentos?
Enquanto ficarmos aceitando o mistério, então nada será explicado. A imposição de dogmas irracionais só bitola a liberdade até de pensar, em função do medo de estar pecando ou ofendendo a Deus nos imobiliza. A saída para a compreensão sobre a vida está no autoconhecimento de cada um e entender a Teologia da Libertação no sentido esotérico: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8,32) e "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10,10). E também só podemos falar daquilo que sabemos e testemunhar aquilo que vimos (João 3,11).
Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG. Belo Horizonte, 17/02/2008.

Retirado: em itálico
Incluído: em negrito.