domingo, agosto 17, 2008

Cadastro nacional de ex-seminaristas

Aproveitando as facilidades da Internet e tentando unir todas as "raças" de ex-seminaristas, estou pensando em fazer um cadastro nacional de amigos que estudaram em qualquer seminário católico brasileiro, ou mesmo do exterior e que moram no Brasil.

O arquivo será feito em Excel e terá os seguintes dados: Nome – Apelido - Seminário - Época – Congregação - Cidade do Seminário – Estado - Profissão/Atividade - Empresa – Endereço - Bairro - Cidade/Residência - Estado - CEP - Tel. Comercial – Celular – DDD - E-mail

Nós somos um grupo de ex-colegas de escola bem diferente de todos os demais e, para a maioria dos que estudaram em seminários, os tempos de estudos nos deixaram gratidão, amizade e companheirismo e tais sentimentos perduram "extra-muros" e podemos aproveitar este nosso passado para estreitarmos laços de amizade e companheirismo dentro de nossas atividades profissionais e/ou comerciais e mesmo no dia-a-dia.

Vários grupos têm a sua associação como a AEALAC, do Caraça; Ex-secordis, do Sagrado Coração (Belo Horizonte), AEXAM, de Mariana; ENFRADES, dos franciscanos de Minas Gerais; UNESER, dos redentoristas de Aparecida; REDEX, dos salesianos e outros.

Sou um dos organizadores do ENFRADES - Encontro Franciscano de Ex-seminaristas - que todos os anos se reúnem no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, Minas Gerais, e já participei de encontros de vários outros grupos de "ex" e pude sentir que o sentimento que nos une é o mesmo em qualquer congregação.

Nas grandes cidades brasileiras certamente há centenas e centenas de ex-seminaristas de vários seminários e que exercem atividades ou profissões que podem compartilhar entre si.

Em Belo Horizonte tenho vários amigos "ex" que estudaram nos seminários de Minas Gerais: Cachoeira do Campo, São João del Rei, Mariana, Diamantina, Borda do Campo, Juiz de Fora, Belo Horizonte (Dom Cabral) e Congonhas; de São Paulo: Ibaté (São Roque); Rio de Janeiro: Corrêas (Petrópolis).

Em Belo Horizonte, por exemplo, conheço três ex-seminaristas de grupos diferentes de "ex" que trabalam com gráfica e do grupo do ENFRADES temos amigos que trabalham com ótica, joalheria, fábrica de colchões, advogados, médicos etc.

Diante de tal fato podemos fazer um elo com os "ex" de qualquer seminário para podermos usufruir deste passado que, de alguma forma, nos diferencia.

Ainda não tenho a maneira mais segura de deixar este cadastro disponível na Internet - imagino colocá-lo no www.rapidshare.com - para que todos os participantes (só os participantes serão informados do endereço) possam acessá-lo na rede. Se você tiver uma dica melhor da maneira ou endereço, por favor entre em contato comigo.

Se você achar interessante esta idéia, por favor, divulgue-a para os amigos do seu seminário para que eles também possam participar do cadastro.

Se você ainda não conhece, convido-o a visitar e conhecer as minhas páginas, além deste Blog: Portinha do Tachinha: - Fotos: - Orkut

Na Portinha do Tachinha, na parte do Enfrades, em Outros Encontros, você pode conhecer vários grupos de ex-seminaristas dos quais tenho conhecimento de que realizam encontros nos seminários onde estudaram.

Nos dias 29 a 31 de agosto será realizado o encontro dos ex-seminaristas redentoristas na Floresta, em Juiz de Fora; nos dias 12 a 14 de setembro o dos salesianos, em São João del Rei e, em outubro (não sei a data certa) o dos "ex" da Borda do Campo, no Instituto Missionário São Miguel.

Se você estiver interessado em receber o arquivo com a ficha, por favor, mande um e-mail para: tachinha@gmail.com e no Assunto coloque: Cadastro Nacional de Ex-seminaristas

9 comentários:

  1. Oi... achei legal... como fazer o cadastro??? sou ex-franciscano Conv.

    Um abraço... Moacir Nobrega

    ResponderExcluir
  2. Também achei legal, mas não encontrei onde efetuar o cadastro.
    Sou Ex-Seminarista Redentorista.
    Aguardo!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Altair, muito boa sua idéia de um cadastro geral de ex-seminaristas...Podemos, pela educação que tivemos, discorrer sobre muitos assuntos da Igreja, realizar fóruns e encontros felizes...Sou ex do Seminário de Santo Afonso de Aparecida-SP. Sugiro que você crie um site específico e um e-mail de contato...O resto será muito fácil...(Tenho aproximadamente uns 100 endereços de ex...)Antônio Ierardi

    ResponderExcluir
  4. EX-SIC Ex-Seminário da Imaculada de Campinas-SP
    Tenho 150 nomes para esse cadastro. E quem sabe descobriria mais uma centena que por lá passaram.
    TEREMOS O VI ENCONTRO DIA 18/10/2008 EM INDAIATUBA-SP

    ResponderExcluir
  5. EX-SIC Ex-Seminário da Imaculada de Campinas-SP
    Tenho 150 nomes para esse cadastro. E quem sabe descobriria mais uma centena que por lá passaram.
    TEREMOS O VI ENCONTRO DIA 18/10/2008 EM INDAIATUBA-SP
    Grego,José Claudio

    ResponderExcluir
  6. olà meu nome è francisco jose antonio,moro na cidade de santos dumont.fui postulante franciscno em sao joao del rei em 1994.achei muito legal esse blogge.paz e bem

    ResponderExcluir
  7. A solução que encontramos para nossa lista de ex-seminaristas foi criar uma planilha em "DOCS" do Google.
    Há uma opção de compartilhamento através da qual é possível permitir acesso somente através de mensagem individual enviada a cada destinatário.
    A avantagem é que a lista não fica pública. Isto é, somente de posse da mensagem de convite é possível acessar a lista.
    Se quiser mais detalhes escreve para ex.sic.1955 em gmail.com
    J.Reinaldo Rocha

    ResponderExcluir
  8. Há muito procuro um recanto como este onde poderei encontrar antigos colegas Padres, Bispos ou simplesmente ex.
    Parabéns pela iniciativa, quero me cadastrar
    Jorvanioo@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Edmar Araujo18/04/2010 15:12

    sou ex-seminarista franciscano de agudos,tenho muita saudade daquele maravilhoso tempo,hoje sou um frade da comunidade Kerigma franciscano,estou muito feliz.Acho interessante preservar esse laco de amizade com aqueles que ja passaram por algum seminario catolico.

    ResponderExcluir