segunda-feira, junho 02, 2008

Doutor Honoris Causa

O nosso colega do Enfrades, José Rincon Ferreira, que fez o noviciado em Santos Dumont, em 1969, receberá no dia 13 de junho o título de Doutor Honoris Causa em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal.
O José Rincon foi "descoberto" há pouco tempo pelo Tachinha, após indicação do Frei Joel.
Parabéns Rincon, por esta merecida honraria. Esperamos no ano que vem a sua agenda permita uma fuga para ir ao nosso encontro lá em Santos Dumont.

Veja as notícias abaixo sobre o assunto.

Portugal Digital - Brasil/Portugal
20/03/2008 - 10:30

Diretor do MDIC recebe distinção da Universidade Fernando Pessoa José Rincon Ferreira receberá o título de Doutor Honoris Causa em Ciências da Informação pela universidade portuguesa a 13 de junho.

Da Redação

Brasília - A Universidade Fernando Pessoa (UFP), do Porto (Portugal), irá distinguir no dia 13 de junho, com o título de Doutor Honoris Causa em Ciências da Informação, o diretor de articulação tecnológica da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC), José Rincon Ferreira.

A indicação do nome do diretor do MDIC foi do diretor de projetos estratégicos e qualidade organizacional da UFP, Miguel Rombert Trigo. A recomendação deve-se às ações do programa Educação Corporativa do MDIC, o qual tem a supervisão do diretor da STI, segundo informou em nota o MDIC.

Além do programa Educação Corporativa, Rincon também acompanha as iniciativas da Medalha do Conhecimento, do Prêmio Professor Samuel Benchimol e dos Telecentros de Informação e Negócios (TINs).


ABEC Associação Brasileira de Educação Corporativa
Diretor recebe título de Doutor Honoris Causa em Ciências da Informação
http://www.abecbrasil.com.br/
José Rincon Ferreira, Diretor de Articulação Tecnológica da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, receberá no próximo dia 13 de junho as 17h30min o título de Doutor Honoris Causa em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal. A cerimônia de outorga dessa honraria será na sede da universidade.

A indicação de José Rincon Ferreira para receber essa honraria partiu da recomendação do Prof. Dr. Miguel Rombert Trigo ao Conselho Diretor e teve origem nas ações de Educação Corporativa conjuntas entre a Universidade Fernando Pessoa, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Associação Brasileira de Educação Corporativa.

A Universidade Fernando Pessoa é o resultado de um projeto inovador de ensino superior, cuja base estruturante foi a parceria entre o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa, e o Instituto Erasmus de Ensino Superior. É considerada pelo Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior de Portugal como exemplo a ser seguido. Seu lema – nova et nove – renova os valores do ensino, de forma inovadora, ao mesmo tempo que consolida o imperativo da qualidade e reafirma o seu objetivo de fazer diferente e melhor.

A tese de doutouramento do Prof. Trigo, intitulada "L´Intelligence competitive apliquee aux instituitions de l´enseigment superieur comme element strategique de performance", demonstrou de que forma a introdução de processos de inteligência competitiva permitirá a uma instituição privada de ensino superior – a Universidade Fernando Pessoa – preparar suas estruturas e recursos humanos para que, deforma pró-ativa, possa dar respostas eficazes e eficientes aos desafios enfrentados pela instituição face à sociedade do conhecimento, retirando daí a sua vantagem competitiva. Teve a orientação do Prof. Dr. Luc Quoniam da Université du Sud Toulon-Var.

Destaca-se na carreira de José Rincon Ferreira o período em que ele foi Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e estimulou ações para a aproximação das atividades acadêmicas com as do setor empresarial. Nas décadas de 80 e 90 participou da concepção e implantação da Rede de Núcleos de Informação Tecnológica que integrava, então, as ações de Tecnologia Industrial Básica, um dos mais significativos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia (Padct).

No período atual, como Diretor de Articulação Tecnológica do Mdic, além das atividades de Educação Corporativa destinada a acompanhar as iniciativas de capacitação empresarial no País, cabe ressaltar sua decisiva participação nas atividades relativas a criação da Medalha do Conhecimento, premiação do Mdic concedida anualmente a empresários e executivos inovadores que utilizaram o conhecimento para promover as suas empresas, no Prêmio Professor Samuel Benchimol destinado a identificar idéias e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da Amazônia, nas áreas tecnológica, econômica, ambiental e social.

E finalmente, nos Telecentros de Informação e Negócios, criado no âmbito do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que já implantou aproximadamente 3.000 unidades de inclusão digital para esse importante segmento econômico. Em 2006, a Rede Telecentros recebeu o “Prêmio Padrão de Qualidade em B2B” na categoria Responsabilidade Digital Corporativa no Setor Público promovida pela B2B Magazine e e-Consulting. Em 2007 o Prêmio World Summit Award (WSA), considerado o maior Prêmio na área da tecnologia de informação, em nível internacional, e que foi concebido no âmbito da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação em Tunis em 2003 , e que é patrocinado pela Unesco e Unido - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial. Em 2007 concorreram a esse Prêmio 650 projetos de 160 países.

Distinguiu- se também como Presidente do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica, no período de 2003 a 2005, instituição fundado em 1978 que tem como objetivo estimular a cooperação bilateral e regional no âmbito da ciência e da tecnologia.


O Rincon já leu a notícia desta postagem e mandou este mail

Meu querido Altair,

Tem saído várias notícias sobre esse título, mas nenhuma me emocionou tanto com a que você acaba de me proporcionar. Que bom que essa minha alegria que não é pecuniária possa ser dividida com os enfrades.
Obrigado e Paz e Bem...
Um abraço de São luiz (Maranhão) onde estou no momento.

Um comentário:

  1. Fique muito feliz e um tanto saudosista com a notícia do recebimento do titulo conferindo ao meu grade amigo Rincon. Parabens vc merece. Conheço sua luta e sua indole. Um abraço amigo !

    ResponderExcluir