quinta-feira, janeiro 24, 2008

Diário do Aloísio Tirado (Jaó)

Antigamente, nos tempos dos dinossauros, em 1958, não havia Blog então o Aloísio Tirado (Jaó) começou a escrever, e depois não foi em frente, um diário de suas atividades no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, Minas Gerais, dos frades franciscanos da Província de Santa Cruz (Minas Gerais e sul da Bahia).
O Jaó estudou no seminário de 1958 a julho de 1960.

"Diário" do seminarista Jaó (como escrito no original, inclusive o desenho na capa)
Minha vida no Seminário
(1° ano de seminarista)

Aloísio Campos Tirado
2° ano
Nº 142

Fevereiro de 1958
Dia 7 de fevereiro às 8 horas da manhã despedi-me da minha família e vim rumo ao seminário.
Chegando aqui almocei e fui visitar as dependências. Vi um belo açude e dois campos de futebol. Vi
também a fazenda pertencente ao seminário, onde tem outro açude com lindos patos nadando. Frei Daniel me pôs o apelido de Jaó, no mesmo dia que cheguei. Chegada a noite eu fui dormir, no começo estranhei dormir em um dormitório, mas depois acostumei. Hoje é segunda feira depois de após
páscoa. "Fiz um prova de Latim. Amanhã terá de Religião.
São oito e cinco da noite, está quase na hora de irmos à capela rezar a oração da noite e depois ir dormir.
Dia 15 de abril de 1958
Comunguei hoje e rezei o responso de S. Antônio. Agora estou no estudo estudando religião.
Já fizemos a prova.
São agora 5,5 hs da tarde. Estamos no estudo, estou estudando História Sagrada.
Hoje depois das 3 hs da tarde do dia de 16de abril de 1.958 receberei o cordão de S. Francisco. Ano que vem entrarei, se Deus quiser na ordem terceira.
Dia 21 de abril mandei carta de felicitações pelo aniversário do papai.
Dia 4 de maio mande carta de felicitações para a vovó.
Maio de 1958
Hoje é dia 21 de maio de l .958. Dia 17 fiz aniversário e recebi doces.
Dia 25 de maio de 1.958, pentecostes. Domingo. Cantei no coro, no sanatório de Palmira em Santos Dumont. Estava na 2a voz. Depois da missa comemos bolos e sanduíches.
Dia 26 de maio, matamos uma aula e teve ensaio da 1ª voz da missa.
Dia 27 de maio
Já tive duas aulas, agora mesmo Bate para a 3ª aula.
Dia 5 de junho
Hoje teve um ótimo piquenique em Campo Alegre.
Dia 8 de junho
Hoje tivemos de ir à casa do Alfaiate do seminário para tirar a medida do novo blusão do uniforme.
Dia 9 de junho
Morre hoje às 4 da madrugada D. Justino, em Juiz de Fora, Bispo da Paróquia de Santos Dumont
Amanhã haverá missa de requiem.
Hoje fui ao dentista
Suspendeu-se hoje as duas últimas aulas pela morte de D. Justino.
Dia 10 de junho
Hoje não houve missa de Requiem por causa da chegada de Frei José; hoje à noite haverá uma festinha em honra do mesmo frei.
Dia 11 de junho
Houve a missa de Requiem, e nosso bispo foi enterrado hoje.
Tem passado aqui no céu helicópteros.
Dia 17 de junho
Hontem fiz prova de matemática hoje de Religião. Hoje passou por aqui um Helicóptero.
Joguei no campão e meu time ganhou de 3 x 0.
Hoje de manhã, no refeitório. Frei Daniel nos anunciou a queda de um avião, onde estava e morreram Nereu Ramos, outras autoridades, e um padre.
Morre hoje em Divinópolis Fei Hilário, um dos freis que eram daqui.

Dia 19 de junho
Não sei que vai acontecer, estamos de manhã ainda, depois da missa NADA aconteceu, boa noite (espere) tomei injeção e cheirei remédio para sinusite.
Dia 20 de junho
D. Geraldo nos visitou hoje.
Dia 21 de junho
Dia de S. Aloísio Gonzaga. Estou muito alegre.
Dia 22
Frei Ismael me deu parabéns pelo onomástico meu, ocorrido ontem.
Dia 23
Hoje Prova de Português (oral)
Como meu lábio estava rachado por causa do frio comprei manteiga de cacau na farmácia do seminário. Hoje não tomei injeção e nem cheirei mentol.
Junho julho agosto de 1958
Hoje é véspera de provas que acontecerá?
Fiz com argila, duas tartarugas e um sapato holandês.
Dia 6 de agosto
Acabou-se as férias, fizemos piquenique no Chico Albano, e ontem demos um passeio no fortunato onde nadamos.
Dia 3 foi a festa do diretor, cantei no solo da 2ª voz (3 meninos)
Ontem cantei o solo de novo, mas faltando 2 solos da 2ª voz cantei com o solo da 1ª
Hoje começara, as aulas. Joguei Futebol e dei o baile. Estou no estudo
Semana passada fizemos retiro, e frei Orlando veio cá. Hoje teve, agora à noite, ensaio do coro com Frei David, que ficou no lugar do Frei Pacíano.
Dia 7 de Agosto
Teve missa, acordamos às 51/2 da manhã. Agora estamos no estudo.
Já tivemos duas aulas, agora estamos preparando-nos para a 3ª aula
Dia 13 de agosto
Estou estudando mais, ontem comprei chuteira pois a outra me machucou o pé. Frei Daniel vai vendê-las
Recebi carta de casa
Dia 20 de Agosto
Vou ser Maria, numa opereta, na festa do Frei Ismael, a opereta se chamará João e Maria,
Mês Agosto/outubro
ontem e hoje está ventando que é uma calamidade. Toda hora, tem areia voando.
Dia 25 de Agosto
Inauguraram a nova ponte do seminário.
Dia 8 de outubro
Dia 16 de setembro trabalhei em uma opereta na festa de F. Ismael, ela (opereta) se chama João e Maria, eu fui a Maria
hoje dia 9 de outubro morre Pio XII em Roma, vítima de um derrame celebral
Mês outubro/novembro
Dia 16
Hoje foi sueto ...
Dia 28
Hoje às 11/2 horas no Brasil, foi eleito em Roma o novo Pontífice, o Cardeal Angelo Roncalli, agora Papa João 23. Por este motivo suspenderam-se hoje as duas aulas da tarde
Dia l de Novembro
Festa de todos santos, o coro cantou a missa pastorum à 4 vozes, que foi irradiada pela rádio cultura Santos Dumont.
Dia 3 de Novembro
Hoje comemorou-se "finados" porque ontem foi domingo . Assistimos 4 missa, 2 rezadas l dialogada e l cantada, na qual ajudei.
(AQUI TERMINA O "DIÁRIO" DO JAÓ; O SEMINÁRIO TERMINOU, PARA ELE, EM JULHO DE 1960)

Nenhum comentário:

Postar um comentário