sábado, setembro 29, 2007

Artigo do Rosário: O que é a Bíblia

Aí vai mais um artigo do Rosário da leva que está meio perdida nos meus e-mails.

Paz plena.
Irmãos e companheiros do ENFRADES.
Um abraço para todos.
Esse meu artigo só foi publicado depois de eu o enviá-lo por três (3) vezes para o jornal, nos dias 22/08; 27/08 e 04/09. O primeiro passo para falarmos de PAZ e defendermos a PAZ é conquistar a PAZ dentro de nós e depois descobrir quem somos e assim também iremos entendendo melhor os outros. Temos que entender bem a nossa verdade para irmos em busca de uma VERDADE MAIOR, que irá nos explicando tudo na VIDA.
Nesse artigo comento sobre duas teologias: "A Teologia de Sangue" e "A Teologia da Libertação". Uma fica muito claro para todos hoje, que é realmente uma aberração, mas todos nós buscamos a 2ª, pois quem não quer a liberdade.
Só que a "Teologia da Libertação" foi condenada como heresia pelo atual Papa Bento XVI, quando ainda era o poderoso cardeal Joseph Ratzinger, que já comandava a Igreja Católica Apostólica Romana em tudo, pois era os braços direito e esquerdo do Papa João Paulo II.
Para mim, os cardeais reunidos em Roma elegeram o atual papa para ganhar tempo, pois estamos em NOVOS TEMPOS e algumas mudanças se tornam necessárias. O grande problema é entender e descobrir quais mudanças devem ser feitas para a perfeita e harmônica evolução de tudo. Pois DEUS é DEUS de todos e não só de uns ou de um grupo fechado.
O Espírito Santo, que é a união ou o conjunto de todos os espíritos criados e desencarnados, age para encontrar o melhor caminho, que conduzirá todos à plentitude da perfeição.

181 - O que é a Bíblia? (Bíblia para pensar) - publicado em 06/09/2007.

Parabéns ao advogado Túlio Marco Soares Carvalho pelo artigo: "Para pensar" (Opinião 21/8), pois assim está nos ajudando a esclarecer um pouco mais sobre a Bíblia, que é um grande quebra cabeça para muitos bons teólogos. Nos meus 9 anos vividos como seminarista franciscano aprendi que a Bíblia era a palavra de Deus e aceitei isso cegamente até aos meus 34 anos. Mas sempre me perguntava: "Que palavra de Deus é essa, que em várias ocasiões da vida cotidiana mandava matar com tanta veemência?" E isso o autor mostra muito claro no artigo.
Em 1980 entendi que a Bíblia é um conjunto de livros, que no AT contam a história política e religiosa de um povo e no NT narra acontecimentos da vida de Jesus e os primeiros escritos sobre o cristianismo nascente. No AT só é considerado como povo de Deus os descendentes do patriarca Jacó e qualquer ato de infidelidade era cobrado com muito rigor e crueldade por parte de Deus. Do princípio ao fim da Bíblia existiu o costume de agradar a Deus com rituais de sacrifícios de sangue de animais e até humanos e os cristãos defendem que Jesus derramou seu sangue na cruz para redimir o gênero humano como sendo um ato de bondade de Deus. Pode-se até dizer que a "Teologia de Sangue", que existia na história bíblica e aceita como verdade por todos os teólogos bíblicos, hoje é considerada como atos ou rituais pagãos ou até de magia negra.
Por outro lado, temos também a "Teologia da Libertação", que está muito clara na Bíblia e que teve vários defensores no século XX, foi condenada como heresia pelo atual para Bento XVI, quando ainda era o cardeal Joseph Ratzinger. Esta sim irá transformar o mundo, quando for entendida no seu sentido esotérico.

Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG.
Belo Horizonte, 22/08/2007.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Cervejinha, sepultamento e missa de 7º Dia: alegria, tristeza e saudade.

No caminhar da vida alegria, tristeza e saudade estão sempre juntas.
Hoje, na cervejinha de quinta-feira, estiveram presentes o Jaburu, Frei Cristóvão, Amaury, Paulo Petermann, Tachinha, José Derval, Aloísio Tirado (Jaó), Carlos César (Palito) e Carlos Augusto (Coelhinho).
O Antônio Márcio (Bangalão) doou uma garrafa de vinho chileno para ser sorteado entre os que estiveram presentes e o sorteado foi o Tachinha que doou o vinho para o Amaury.

Além da cervejinha tivemos a triste notícia do falecimento num acidente do Gustavo, filho da Andréa, e neto do João Marques (Cri) e Meiga. O sepultamento será nesta sexta-feira, dia 28, às 9 horas no Cemitério da Colina.
Nosso abraço de solidariedade à Andréa e a toda a família do João Marques neste momento de tristeza e dor.

Nesta sexta-feira será celebrada a missa de 7º dia pela alma do saudoso Frei Miguel (Cabrito). A missa será na Igreja de São Sebastião, às 19 horas, em Divinópolis.

Golpe do telefone

Entre os vários golpes que os pilantras de plantão (não são da Câmara dos Deputados nem do Senado Federal) usam para tentar pegar mais um incauto ou ganancioso é o de mandar mensagem pelo celular informando que o seu número de telefone foi premiado com um carro ou outro prêmio.
O Valter Toledo Primeiro (Veizinho - 60/65) de vez em quando aparece no apartamento do Tachinha para perder algumas partidas de xadrez mas, às vezes, o Tachinha marca touca e perde também.
Certo dia ele disse que tinha sido informado por telefone que havia ganho um prêmio e que precisava indicar o número de telefone de algum amigo e perguntou-me se podia indicar o número do meu telefone para se habilitar ao referido prêmio.
Eu, já imaginando o tipo de "prêmio" e a situação gelada que poderia estar entrando, não o autorizei a fazer tal coisa.
Hoje de manhã recebi um telefonema de um colega da secretaria dizendo que o mesmo tinha recebido uma mensagem no celular informando que ele tinha ganho um carro (????????) de presente do SBT e que precisava ligar para um determinado número de telefone e que a tal ligação teria que ser feita de um telefone fixo particular.
Eu, de imediato, questionei-o sobre tal "premiação" e ele me disse que iria me mostrar os detalhes assim que chegasse ao meu apartamento.
Uns 10 minutos depois ele apareceu aqui em casa e mostrou-me a tal mensagem e o número do telefone a ser chamado.
Eu, já imaginando que ganhar um carro em sorteio sem ter se habilitado de alguma forma para participar do tal sorteio não tem nenhuma lógica, nem aqui nem na China, disse a ele que primeiro iria ligar para o SBT ou para alguma telefônica para saber a origem de tal número ou de tal "premiação"
Este colega e eu ficamos conversando por uns 2 minutos e nesse tempo falei com ele sobre o mesmo caso que o Veizinho tinha me pedido e que iria tentar localizar o telefone do Valter para perguntar sobre o desfecho do tal pedido que ele me fez há algum tempo.
Para minha surpresa, e após estes 2 minutos de conversa, o Veizinho, que nunca aparece aqui em casa pela manhã, bate na porta.
Realmente achei a chegada do Veizinho, logo após a chegada do meu amigo, uma coisa muito estranha (????) pelo inusitado da situação.
O Veizinho informou que havia ligado para o tal número e, conforme informações recebidas e para receber o prêmio, ele deveria informar alguns dados e depositar uma importância para liberar os papéis do tal objeto do sorteio e ele está esperando o prêmio até hoje.
O que achei de inusitado e estranho neste caso é que os "dois sortudos" chegaram quase na mesma hora.
Como dizia o colunista Ibrahim Sued: "cavalo não sobre escada".

Eu, Tachinha, tenho o meu e-mail sorteado todas as semanas e recebo mensagens que tal loteria me premiou com tantos milhões de dólares e que devo clicar aqui ou ali para poder "receber" a tal bolada.

Por falar em golpes, segue a mensagem do Frei Oton sobre os recados que recebi (mais de 8) no Orkut com a foto dele e pedindo para visitar tal link e votar numa foto (???) dele para participar de algum concurso:

*FREI OTON*:
saudações de roma. ontem tava fuçando no seu blog e achei a notícia que te enviei sobre o virus sobre fotos. bem, o que resolveu meu caso foi um anti-virus chamado KASPERSKY, pq os que eu tinha foram inúteis. forte abraço (saudável).

Dia de São Francisco

Dia 4 de outubro é comemorado o dia de São Francisco e o Frei Oton mandou este artigo do Leonardo Boff.

Aproximando-se a festa de S. Francisco sairá publicado no dia 1º de outubro este texto no Jornal do Brasil onde sempre escrevo nas segundas-feiras. É tambem reproduzido por mais de 60 jornais pelo Brasil afora com uma edição em espanhol e em inlges.

Em louvor de S. Fransciso. Amem.

Paz e Bem

Leonardo Boff
Teólogo
Amor franciscano

Quem diria que um homem que viveu há mais de 800 anos viesse a ser referência fundamental para todos aqueles que procuram um novo acordo com a natureza e que sonham com uma confraternização universal? Este é Francisco de Assis (+1226), proclamado patrono da ecologia. Nele encontramos valores que perdemos como o encantamento face ao esplendor da natureza, a reverência diante de cada ser, a cortesia para com cada pessoa e o sentimento de irmandade com cada ser da criação, com o sol e a lua, com o lobo feroz e o hanseniano que ele abraça enternecido.

Francisco realizou uma síntese feliz entre a ecologia exterior (meio ambiente) e a ecologia interior (pacificação interior) a ponto de se transformar no arquétipo de um humanismo terno e fraterno, capaz de acolher todas as diferenças. Como asseverou Hermann Hesse:"Francisco casou em seu coração o céu com a terra e inflamou com a brasa da vida eterna nosso mundo terreno e mortal". A humanidade pode se orgulhar de ter produzido semlhante figura histórica e universal. Ele é o novo, nós somos o velho.

O fascínio que exerceu desde seu tempo até os dias de hoje se deve ao resgate que fez dos direitos do coração, à centralidade que conferiu ao sentimento e à ternura que introduziu nas relações humanas e cósmicas. Não sem razão, em seus escritos a palavra "coração" ocorre 42 vezes sobre uma de "inteligência", "amor" 23 vezes sobre 12 de "verdade", "misericórdia" 26 vezes sobre uma de "inteleto". Era o "irmão-sempre-alegre" como o alcunhavam seus confrades. Por esta razão, deixa para trás o cristianismo severo dos penitentes do deserto, o cristianismo litúrgico monacal, o cristianismo hierático e formal dos palácios pontifícios e das cúrias clericais, o cristianismo sofisticado da cultura livresca da teologia escolástica. Nele emerge um cristianismo de jovialidade e canto, de paixão e dança, de coração e poesia. Ele preservou a inocência como claridade infantil na idade adulta que devolve frescor, pureza e encantamento à penosa existência nesta terra. Nele as pessoas não comparecem como "filhos e filhas da necessidade, mas como filhos e filhas da alegria" (G. Bachelard). Aqui se encontra a relevância inegável do modo de ser do Poverello de Assis para o espírito ecológico de nosso tempo, carente de encantamento e de magia.

Estando certa vez, no dia 4 de outubro, festa do Santo, em Assis, naquela minúscula cidade branca ao pé do monte Subásio, celebrei o amor franciscano com o seguinte soneto que me atrevo a publicar:

Abraçar cada ser, fazer-se irmã e irmão,
Ouvir a cantiga do pássaro na rama,
Auscultar em tudo um coração
Que pulsa na pedra e até na lama,

Saber que tudo vale e nada é em vão
E que se pode amar mesmo quem não ama,
Encher-se de ternura e compaixão
Pelo bichinho que por ajuda clama,

Conversar até com o fero lobo
E conviver e beijar o leproso
E, para alegrar, fazer-se de joão-bobo,

Sentir-se da pobreza o esposo
E derramar afeto por todo o globo:
Eis o amor franciscano: oh supremo gozo!

terça-feira, setembro 25, 2007

Missa de 7º Dia.

Será celebrada amanhã, dia 26, quarta-feira, na Paróquia Santo Cura d`Ars, na Rua Cura D'Ars, 485 - Prado, às 19 horas, a missa de 7º pela alma da Sra. Walmira Cruz, mãe do nosso amigo Ricardo Cruz (Grilo - 60/63).

segunda-feira, setembro 24, 2007

Recado com vírus

Como eu coloquei na postagem anterior aí vai a mensagem que, logicamente não foi o Frei Oton (??????) me enviou pelo Orkut.
O engraçado é que o Frei Oton me mandou um e-mail informando sobre este novo golpe e eu apaguei a mensagem no Orkut e hoje apareceu de novo a mensagem abaixo.
A tal mensagem está em itálico, conforme abaixo.

Frei Oton:
08:54

Altair, entra nesse site preciso q vc vote na minha foto
por favor é rapidinho
http://fotosvip2......../?freioton.jpg
depois vc me fala o que achou
Responder


Olho vivo, pois cavalo não sobe escada.

domingo, setembro 23, 2007

Virus pelo Orkut: cuidado!

Recebi uma mensagem do "Frei Oton" ??? no meu Orkut pedindo para acessar um endereço pedindo para votar numa foto (??) em que ele estaria participando de um concurso.
De cara já achei estranho e, logicamente, não acreditei que a mensagem não era dele e ele me mandou este e-mail:

amigos e amigas. meu orkut está mandado uma mensagem sobre votação em foto. é virus, se cuidem. vou tentar me livrar disso. desculpem-me pelo transtorno.Esta mensagem foi enviada por Frei Oton Júnior. Para ver o perfil de Frei Oton, clique em: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2526529706324243844

Na Internet nós temos que desconfiar de tudo, mesmo vindo de algum amigo.
Fique "ixperto".

Falecimento: Miguel Rodrigues (Cabrito)

Faleceu ontem em Divinópolis o Miguel Rodrigues dos Santos (Cabrito - 46/52). Ele era padre em Divinópolis e será enterrado hoje, dia 23, após a missa de corpo presente que será celebrada às 14 horas em Porto Velho, bairro onde exercia o seu sacerdócio.
Ele era conhecido entre nós como Frei Miguel, pois ordenou-se frei e depois se transformou em padre secular.
Requiescat in pace, Cabrito!

Cervejinha de quinta-feira: 20 de setembro

Na cervejinha de quinta-feira estiveram presentes: Jaburu, Noraldino (Chibeta), Amaury, Paulo Petermann, Tachinha, Carlos Augusto (Coelhinho), Carlos César (Palito), Carlos Magno e Maria, Manoel Faria e sua filha Virgínia, Júlio Cézar (Julinho), Hênio - filho do João Marques (Cri), Caetano - amigo do Carlos Magno.
Na mesa ao lado estava de volta o Milton, ex-seminarista do Verbo Divino.