sábado, março 03, 2007

Artigos do Rosário: Opção pela terra e pela vida.

Segue abaixo mais um artigo enviado pelo Rosário Resende:

Paz plena...
Meus irmãos, amigos e companheiros do ENFRADES.
Muita paz para cada um de vocês.
Juntos e unidos construiremos um Paraíso neste nosso Planeta Terra. Isso só se tornará possível quando todos os seres humanos viverem realmente como humanos.
A soma perfeita, que é a união de todos, tem que ser boa para todos e não só para uns 5 a 10% da humanidade.
A divisão perfeita tem que ser igual para todos e não para uns 5 a 10% da humanidade ficarem com 80% dos PIB`s dos países e os outros 90 a 95% terem de brigar com unhas e dentes para dividir os restantes 20% dos PIB's.
Temos que acabar com as indústrias das guerras, que alimentam e fazem as guerras para poderem vender os seus produtos, que são armas e bombas destruidoras da VIDA com amor e liberdade.
Paz plena...
Rosário.

166 - Opção terra e pela vida - publicado em 03/03/2007.

Parabéns ao teólogo Leonardo Boff pelo artigo: "Opção Terra" (Opinião 02/03). O artigo é muito bom, pois a nossa mãe terra tem que ser protegida para a sobrevivência da vida em todos os seus complexos níveis.
Os seres humanos, em função do lucro fácil e da ganância de muitos, estão destruindo a única fonte da nossa sobrevivência: a terra com todos os belos e até complexos processos da manutenção da vida. É alarmante saber que a Europa, que mais nos acusa hoje, só possui 0,3% de suas florestas primitivas e a Ásia só 5,6%, enquanto o Brasil ainda possui 69,4%. Só isso já deveria obrigar os países industrializados a quitarem toda a nossa dívida externa e ainda teriam que pagar ao Brasil uma gorda ajuda de custo para que todo o desmatamento das florestas brasileiras fosse imediatamente paralisado.
Gostei de ler sobre os três famosos erres: reduzir, reutilizar e reciclar, aos quais foi somado um quarto erre: rearborizar todo o planeta. Acrescento agora a minha opinião que é: "Que o processo de reflorestamento fosse feito em sua maioria com árvores frutíferas. Isso geraria uma ótima e barata fonte de alimento para todos, pois teríamos várias espécies de frutas e frutos à disposição de todos os seres vivos. A vida seria mantida e protegida a baixos custos".
Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG.
Belo Horizonte, 02/03/2007.


Alta hospitalar

Graças a Deus o José Marcelo (Celoba - 1965), após 52 dias de internação voltou para casa. Ele faz parte do quarteto da horta lá de Entre Rios: Antônio Vicente (Pepino, já falecido), Paulo Roberto (Batata) e Eraldo Oliveira (Chuchu).
Após lutar bravamente para "sair dessa" o Cebola ficou com seqüelas pois teve que amputar uma das pernas.
Marcelo, que Deus lhe dê forças para enfrentar muitos anos de vida pela frente dentro desta sua nova condição.

Artigos do Rosário: Antes do início e Santa ignorância.

Leia abaixo dois artigos do Rosário que estavam "perdidos" nos meus e-mails:

Paz plena... Paz plena... Paz plena...
Companheiros e irmãos do ENFRADES.
Um feliz Natal para todos e um próspero Ano Novo de 2007.
A busca do conhecimento e da sabedoria depende do esforço individual e coletivo.
Quando um grande número de seres humanos conquistarem a sabedoria então torna-se-á possível a construção do Reino de Deus entre nós, como Jesus nos ensinou a pedir no Pai-Nosso: "Venha a nós o vosso reino".
Paz plena paz plena para todos, o irmão em Cristo e companheiro de evolução,
Rosário.

159 - Antes do início - publicado em 24/12/2006.

Parabéns ao teólogo Leonardo Boff pelo artigo: "Que havia antes do antes?", de 08/12. Realmente a grande solução para o bem de todos é a união entre a Ciência e a Religião.
A ciência fala da grande explosão há cerca de 13,7 bilhões de anos e nos ensina que as galáxias estão se distanciando a grandes velocidades. A explosão veio de uma pequena bola e de onde veio essa bola? Os cientistas descobriram os misteriosos buracos negros nas galáxias. Antes do big-bang os cosmólogos sugerem a existência do vácuo quântico, que é o nada.
A Religião fala em períodos ou ciclos da criação, que são os manvântaras e que duram 311 trilhões de anos (Síntese da Doutrina Secreta). A Religião ensina que o Deus é espírito e que o Espírito de Deus iniciou a criação do nada. As religiões ensinam que os espíritos podem intervir no plano físico e que são eles que dirigem o caminhar da evolução de cada um e do todo.
Deus foi o primeiro criador e todo espírito criado também pode tornar-se um criador. Cada espírito, que é semi-eterno, torna-se o deus daquilo que criou e assim surgiu o grande e misterioso labirinto para cada ser humano, que é obra prima da criação. Para o melhor para todos temos que desvendar o mistério que é cada ser humano, um espírito, que veio do nada, encarnado e assim iremos desvendando todos os outros mistérios até chegar ao da Criação. Os manvântaras podem ser as origens e explicações dos buracos negros, como também de suas imensas forças energéticas.
Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG.
Belo Horizonte, 13/12/ 2005.


Paz plena... Paz plena... Paz plena...
Companheiros e irmãos do ENFRADES.

Temos que aprender a nos libertar de princípios e ensinamentos que bitolam a nossa liberdade de agir ou não agir. Nunca podemos confundir 'liberdade' com 'libertinagem'.
Para mim, liberdade é você ter o poder de fazer tudo o que desejar, mas com responsabilidade e respeitando sempre a liberdade do outro. Quando um não quer dois não podem amar e nem brigar.
Já libertinagem é você fazer coisas que deseja, mas sem nenhum tipo de responsabilidade e, em muitas vezes, nestes atos o direito de liberdade do outro não é respeitado.
Ensinaram para nós que tudo o que é relacionado com Deus é misterioso ou inacessível ao nosso entendimento. Muitas religiões definiram DEUS como o Mistério da Santíssima Trindade. E para a maioria dos seres humanos isso resolveu o problema.
É o mesmo que dizem alguns cientistas de que o todo o Cosmo veio de uma pequena bola de pingue-pongue.
E de onde veio esta pequena bola?
Jesus nos dá referências para que nós passemos a entender um pouco mais de Deus:
Deus é espírito: "e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade" (João 4,24).
Deus é perfeito: "Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito (Mateus 5,48).
Deus é puro: "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mateus 5,8).
E ainda está escrito: "Se alguém disse: Amo a Deus e odeia o seu irmão, é um mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê" (1João 4,20).
Paz plena... Paz plena para todos.
Rosário.

161 - Santa ignorância - publicado em 20/01/2007.

Parabéns aos articulistas Sylvia Romano (Opinião 17/1) e Isidoro Perez Ramos (Opinião18/1) pelos escritos sobre a ignorância. Realmente quanto mais ignorantes forem as pessoas melhor fica a situação para os espertalhões e enganadores. Estes podem ser líderes religiosos, políticos, financeiros, militares e ou qualquer pessoa com idéias de uma falsa libertação.
Muitos irmãos já brigaram com irmãos por causa de desejos tirânicos ou vingativos de uma só pessoa. Nestas brigas fratricidas muitos morrem e outros viram vítimas indefesas.
Jesus foi traído, julgado injustamente e condenado à morte de cruz porque ele ensinava o povo a viver com liberdade e muito amor. Muitas pessoas por pensarem e tentarem viver como Jesus nos ensinou foram perseguidas, torturadas e levadas aos suplícios finais nas arenas romanas, quando multidões de ignorantes aplaudiam os atos mais horrorosos. Muitas pessoas, só por pensarem diferente e quererem aprender mais, foram aprisionadas, torturadas e até queimadas vivas pela Santa Inquisição.
Hoje multidões aplaudem jogadores de futebol, que recebem fortunas incalculáveis, e brigam entre si só porque torcem para times diferentes. Outros aplaudem os lutadores que mais batem e destroem os adversários com socos e pontapés.
Multidões votam em políticos, que estão sendo julgados pela justiça, e querem ser dirigidos por eles. Quanto mais demagogia e enganação existir, mais terão chances de serem eleitos. Falsos profetas fundam religiões e induzem multidões a abastecerem suas vidas de mordomias e riquezas.
Jesus já ensinou: "Que só podemos falar o que sabemos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará; e eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (João 3,11; 8,32; 10,10).
Rosário Américo de Resende. Ex-professor da UFMG.
Belo Horizonte, 19/01/2007.

domingo, fevereiro 25, 2007

Convite exposição do Marcelo

O Marcelo Afonso Brandão enviou convite para a sua exposição "Sítios Arquelógicos" cuja abertura será no dia 05/03/07, às 20 horas, na Casa dos Contos, na Rua Rio Grande do Norte, 1.056.
A exposição ficará aberta até o dia 02 de abril.
Parabéns, Marcelo, por mais uma vitória pelo seu trabalho.



Piada de Mineirim

Leia abaixo piada enviada pelo Pedro Eduardo Pereira (PEP)

MAIS UMA DO MINEIRIM...

Mineirim, miudinho, todo tímido embarca no ônibus de BH para DIVINÓPOLIS (Teixeirão para os íntimos)....
Seu colega de poltrona, um negão de 1,90 m de altura, com cara de poucos, muito poucos amigos.
Negão no maior ronco, e mineirim todo enjoado com as curvas da estrada.
A certa altura, Mineirim não agüenta e vomita todo o jantar no peito do Negão. Mineirim, no maior desespero, e Negão ainda roncando.
Chegando em DIVINÓPOLIS, o Negão acorda, passa a mão no peito todo melecado e gosmento.
Olha indignado e confuso pro Mineirim, que imediatamente bate a mão no seu ombro e pergunta:
- Cê miorô?



Artigo do Rosário: Pela vida

Leia abaixo o último artigo enviado pelo Rosário:

Paz plena... Paz plena... Paz plena...
Irmãos e amigos do ENFRADES.
Cada um tem todo o direito de defender, aceitar ou negar o que desejar. Mas somos aquilo que pensamos e aquilo que falamos, pois falamos daquilo que o nosso coração está cheio.
Sinto penas que todo o último parágrafo do meu artigo foi cortado pelo jornal, além de outras frases. Quando um religioso não defende a vida em toda a sua plenitude, para mim, o caso torna-se mais sério, pois trata-se da corrupção da própria religião. É o mesmo que querer que um juiz faça julgamentos contrários à lei.
Mas vocês estão recebendo o texto integral.
Vida é vida, independente de qual fase o ser vivente está vivendo. O Mestre Jesus ensinou: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância " (João 10,10).
Como pode querer ter respeito ou ser respeitado, aquele ou aquela que não respeita um outro ser tão indefeso?
Paz plena... Paz plena... Paz plena...
Rosário.

164 - Pela vida

- publicado em 21/02/2007.

Quero agradecer à médica Fátima de Oliveira pelo artigo: "Pela vida das mulheres" (Opinião 13/02), onde faz comentários sobre o "Referendo do Aborto", que foi realizado em Portugal em 11/02/07, com a participação de 43,69% dos eleitores, que aprovaram a referendo com 59,25%, representando 25,88% dos eleitores. Os omissos também se tornam responsáveis pela aprovação.
Sei que a Dra. Fátima de Oliveira é defensora do aborto e o vê como um caso de saúde pública. Ela defende a proteção para as mulheres pobres, que fazem abortos em condições precárias.
Sou contra o aborto, pois é uma agressão à vida e ou um assassinato de um ser indefeso, que recebeu de Deus o lugar mais sagrado para protegê-lo: um útero ou ventre de uma mãe. Isso é amor, pois fetos e depois filhos são frutos do amor. Nenhum crime pode ser justificado por causa de outro crime, por atos irresponsáveis ou libertinos. Quem faz aborto é ainda muito egoísta.
A minha grande decepção foi para com a atitude do religioso frei Bento Domingues, que para defender o aborto fez comparações do mesmo com atos terroristas e até dizendo que a campanha do "sim" transforma as mulheres em aliadas da Al Qaeda. Para mim, qualquer religioso tem que defender a vida, pois o Mestre Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10,10). Considero que um religioso, que defende o aborto é um falso e um enganador, pois age contra a vida, e é também um corrupto da área religiosa. Este será julgado com mais rigor do que as pobres mães, que matam seres vivos em seus ventres e dos cidadãos leigos, que votaram "sim" a favor do aborto.

Rosário Américo de Resende, ex-professor da UFMG.
Belo Horizonte, 13/02/2007.